A Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Coordenação da Pessoa com Deficiência no município, em parceria com o Instituto Alpargatas, realizou no último dia 18, as inscrições de 31 pessoas com deficiência, durante o I Mutirão de Empregabilidade. A ação ocorreu na quadra do Instituto dos Cegos no bairro Estação Velha. Os candidatos inscritos deverão passar por uma seleção e poderão ser recrutados para atuar na Indústria Alpargatas.
O Termo, oficializando mais uma parceria com o Instituto Alpargatas foi assinado na última sexta-feira, 22, pelo secretário Valker Neves da Semas e por Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência na sede da Secretaria de Assistência Social.
“É muito importante saber que podemos contar com essas parcerias que a Prefeitura tem mantido com a Alpargatas, no sentido de viabilizar cada vez mais ações voltadas à questão da inclusão social e empregabilidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. São de fato oportunidades que abrem novos horizontes para essas pessoas e garantem um futuro mais promissor”, ressaltou o secretário Valker Neves.
Segundo Edna Silva, esta é de fato uma parceria inédita entre a Prefeitura e o Instituto Alpargatas, já que direciona um olhar mais humanizado para as pessoas com deficiência no município. “Incluir é uma bandeira da gestão municipal e as pessoas com deficiência finalmente estão tendo vez e voz ”, ressaltou a coordenadora PCD.
“Extremamente importante contar com esse apoio e colaboração da Prefeitura por meio da Coordenação PCD da Semas, para que esse recrutamento seja feito de maneira correta e com eficiência, o que contribue para termos mão de obra disponível na fábrica, não só compor o nosso quadro legal, mas mostrar que as pessoas com deficiência tem limitações e podem assumir qualquer lugar, desde que sejam dadas as condições para elas produzam”, enfatizou Berivaldo Araújo, diretor da Alpargatas.
Berivaldo afirmou ainda que “tudo isso faz parte do nosso compromisso com a igualdade de oportunidade para empregabilidade e geração de emprego e renda com esse recorte de inclusão e diversidade”, concluiu o diretor.
No ano passado, o Instituto Alpargatas também firmou importante parceria com a Prefeitura por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Ciência e Tecnologia (Secti) e Educação (Seduc), oportunidade em que foi realizado o curso de capacitação profissional “AlphaTRANSforma, Futuros Possíveis”, contemplando pessoas LGBTQIA+. Os 34 alunos que participaram do curso, receberam os certificados de conclusão no último mês de março, durante solenidade bastante prestigiada no auditório da Fiep.