Teve início nesta terça-feira (26) a semana de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os trabalhos foram iniciados no DGA 1, tendo como ponto de apoio a Unidade Básica de Saúde Aderban Martins, localizada no bairro Jardim Queiroz, na área do bairro Belo Horizonte.
Equipes da atenção básica do município, da unidade Aderban Martins e alguns estudantes da área de saúde, promoveram um Pit Stop em frente à unidade para distribuir panfletos educativos e repassar informações importantes sobre como prevenir focos do Aedes.
Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do bairro para intensificar as visitas domiciliares, a conscientização das pessoas, e o combate aos possíveis criadouros do mosquito.
A coordenadora da Atenção Básica do município, Nívea Mabel, informou que o trabalho segue até sexta-feira, dia 29. Nesta quarta, as atividades e ações acontecerão na praça do Supermercado Guedes, com apoio das unidades de saúde do DGA II. Na quinta-feira, as ações de combate à dengue acontecerão na praça do bairro São Sebastião (DGA III), e na sexta-feira as ações integradas acontecerão no bairro Jatobá (DGA IV).
Os trabalhos também incluem ações educativas do Programa Saúde na Escola, com abordagens educativas de prevenção e combate ao mosquito da dengue em duas instituições de ensino de cada bairro. Nesta terça, as escolas contempladas foram Tobias Medeiros e Dionísio da Costa.
Irmã Marluce, representante da comunidade Serva de Maria, e ainda o líder comunitário Karol Januário, aprovaram a iniciativa do município em promover ações integradas de combate e conscientização.