O programa de alfabetização do município de Patos – META Aprender, para sua execução e estruturação conta com a cooperação técnica e o apoio do programa Educar pra Valer (EpV). E, após a implantação e o início da distribuição do material estruturado do programa aos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, o município recebeu uma visita das representantes do EpV.
A visita feita pelas coordenadoras do Educar pra Valer, Aparecida Lima e Vanessa Menezes, aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), e a escola que recebeu a equipe do EpV, foi o CIEP V Maria Eudócia/Santa Terezinha, localizada no São Sebastião.
“Para nós é motivo de muita alegria estarmos no município de Patos e fazer essa visita na escola e uma caminhada pedagógica. Nós visitamos as salas, conversamos um pouco com os professores e com os alunos. Sentimos ali que os professores estão preparados realmente para receber o programa no município e fazer com que realmente as nossas crianças tenham uma aprendizagem bem melhor. Vimos ali o compromisso de todos eles na participação das formações. A gente espera de fato que essa aprendizagem seja consolidada, acreditamos muito na Secretaria de Educação, na pessoa de Adriana Carneiro, que a secretária, e de toda sua equipe,” comentou a coordenadora estadual do Educar pra Valer, Vanessa Menezes.
Para o gestor escolar do CIEP V, Nylson Bruno, a expectativa em torno do programa META Aprender é muito grande por parte de todos, e os professores estão muito entusiasmados em colocar em prática tudo que vem sendo implementado.
“O META é um programa que traz uma metodologia bem interessante, bem bacana devido o seu material, que vai assessorar muito a aprendizagem de nossas crianças, e em conversação com alguns professores nós vimos que estão muito esperançosos, até porque com dois anos parados devido a pandemia as crianças vieram com déficit de aprendizagem, que a gente sabe que prejudica o desenrolar de todo processo educativo. Mas esse programa visa esta aprendizagem, então receber as equipes do META e do Educar pra Valer foi uma maravilha,” disse o diretor.
Após a visita, foi ministrada uma oficina do Educar pra Valer para formadores e superintendentes do META Aprender, visando a estruturação do plano municipal com base nos diagnósticos verificados e nas estratégias e intervenções que serão utilizadas para execução do programa.