O Festival de Verão Cidades Criativas João Pessoa oferece uma programação variada neste sábado (19), envolvendo teatro, literatura, cultura popular, música, oficinas e artes visuais. Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e pela Fundação Cultural (Funjope), o evento reúne artistas locais, nacionais e convidados internacionais com o objetivo de capacitar e valorizar o artista, além de promover a cultura.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que o evento Cidades Criativas tem o objetivo de integrar as diversas modalidades culturais em João Pessoa com as cidades que são selo Cidades Criativas, da Unesco. “A nossa ideia, a partir dessa experiência, é que o Festival Cidades Criativas passe a fazer parte do calendário cultural da cidade, contribuindo com o fortalecimento de todas as culturas”, afirmou.
Marcus ressaltou que o Festival também tem o intuito de capacitar através de cursos e oficinas. “Estamos promovendo um diálogo entre a cultura de João Pessoa e as culturas de outras cidades. Vimos, durante a semana, manifestações da cultura em suas diversas formas, aproximando das pessoas a música, o teatro, as artes visuais, a literatura. E é esse o compromisso. Além de valorizar os nossos artistas, a nossa cultura, levar aos moradores da cidade o que há de melhor em nossa cultura”, avaliou.
Ele acrescentou que o resultado do trabalho se deve ao empenho de diversas secretarias municipais, entre elas, a de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), de Educação e Cultura (Sedec), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.
Programação – Para quem gosta de música, a programação começa às 9h, no Pavilhão do Chá, com apresentação da cantora Grazi Vilanueva. A partir das 15h, o cenário será a Casa da Pólvora, com três atrações, a banda Gatunas, Mestre Fuba e, em seguida, tem o som da banda Tracundum. Já no Parque Sólon de Lucena, a partir das 16h, o Grupo de Educação Musical dos Creis apresenta o espetáculo ‘Brincando com os Sons’.
A partir das 17h, três atrações simultâneas levam a música clássica do Centro à orla. O Quinteto de Cordas do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa (ASMJP) fará uma exibição na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No Largo do Busto de Tamandaré, estará a Orquestra de Violoncelos da UFPB e, no Hotel Globo, tem apresentação de Lukete.
Oficinas – Das 9h às 11h, acontece, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), a Oficina de Ilustração Botânica: Desenhando Formas da Natureza, com Andrea Sobreira (Juazeiro do Norte/CE). Durante todo o dia, das 8h às 12h e das 14h às 18h, será realizada a Oficina de Artes Midiáticas FelizCidade, com o professor Marcelo Barros (Campina Grande/PB), no espaço do Centro de Educação Integrada (CEI) de Mangabeira.
No Celeiro Espaço Criativo, das 9h às 17h, a Oficina Criativa de Design no Artesanato conta com a colaboração de Laila Assef (Trancoso/BA), Tulio Paracampos (Fortaleza/CE), Érico Gondim Oliveira (Fortaleza/CE) e Renata Gadelha (João Pessoa/PB).
Artes visuais – Tem arte visual neste sábado (19), no Museu do Artesanato, onde será aberta a Exposição São José Artesão. No Hotel Globo, acontecem as exposições ‘Bustos Ressignificados: História de Joventina’; ‘Efemmeras’; além da mostra de Quadrinhos “Tinta e Gibi”, de Hasman Santos, e a Coletânea Potiguar de Quadrinhos.
Literatura – O Pavilhão do Chá recebe, a partir das 9h deste sábado, os escritores Wellington José, Irani Medeiros e Ricardo Pinheiro para um debate literário. Por lá, será lançada a ‘Inácio da Catingueira, o pandeiro da liberdade’, de Irani Medeiros.
Cultura popular e teatro – Também no Pavilhão do Chá, a partir das 9h30, a Cia Arretado Produções leva o espetáculo ‘Onde o sol nasce primeiro’, na programação do projeto Rota das Letras. A partir das 16h, o Parque Sólon de Lucena se transforma em cenário para o espetáculo infantil ‘Rói-Rói’.
A programação completa do Festival de Verão Cidades Criativas pode ser acessada no link: joaopessoa.pb.gov.br/festivalcidadescriativas-prog.