O atendimento virtual da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, intitulado de ‘Procon-JP na sua mão’, completa um ano nesta terça-feira (15). O serviço é oferecido através do número de WhatsApp (83) 98665-0179 e já atendeu 12.461 consumidores da Capital até o último dia 8.
A implantação do programa fez parte das comemorações do ano passado do Dia Mundial do Consumidor. Para lembrar a data este ano, a assistência via aplicativo foi ampliada no último dia 7 com o atendimento exclusivo para o usuário do transporte público coletivo da Capital através do número (83) 98873-9976, a primeira de várias ações ao longo deste mês.
Os dois canais virtuais são espaços em que o consumidor pode formular suas dúvidas, reclamações e denúncias. “Através do ‘Procon-JP na sua mão’ é possível tirar dúvidas e receber orientações de forma imediata, além da abertura de reclamação. O mesmo se aplica ao atendimento exclusivo do usuário de transporte público, bastando o consumidor seguir a orientação de como proceder, poderá formular suas queixas especificamente em relação ao serviço”, esclarece o secretário Rougger Guerra.
O atendimento através do aplicativo, além de ter uma assistência imediata, também possibilita a abertura de reclamação, que segue todo o trâmite legal relativo a um processo administrativo. Os dois canais oferecem a possibilidade de resolver os problemas consumeristas sem que o consumidor precise ir até ao SAC da sede do Procon-JP, na avenida Pedro I.
Agilidade e proteção – O titular do Procon-JP salienta que a ampliação do atendimento usando o WhatsApp agiliza e desafoga a assistência presencial na sede e enfatiza que esse dispositivo foi muito importante no auge da pandemia de Covid-19.
“O serviço não apenas agilizou o atendimento, mas, também, protegeu o consumidor e permitiu que ele buscasse ajuda para um problema na relação de consumo durante o isolamento sem precisar sair de casa. Nossa intenção é continuar investindo no atendimento virtual. E garanto que os programas vieram para ficar”, ressalta.
Atendimentos diversos – O Procon-JP abriu, no ano passado, 6.414 processos administrativos e, desses, 1.358 foram oriundos do WhatsApp. Mas o atendimento remoto não existe apenas para reclamação. Através dele também são contemplados os programas de negociação de dívidas como o Mutirão Bancário e o do Superendividamento.
O agendamento para o Mutirões de Renegociação de Dívidas com a Energisa e com a Cagepa também foi feito através do WhatsApp, além das consultas diárias ao Serasa.
Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Orientação e dúvidas: 0800-083-2015
Instagram: @procon_jp
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976.