O advogado e ativista cultural Silvio Darlan ajuizou ação popular contra o município de Conceição e invoca lei municipal que disciplina sobre a preservação histórica da cidade. Segundo o advogado, a própria administração pública está atuando para destruir prédios históricos do início do século passado.
Como exemplo, Silvio Darlan citou o caso do antigo Conceição Atlético Clube. O município de Conceição, localizado na região metropolitana do Vale do Piancó, figura como um dos mais importantes municípios do Estado pela sua importância histórica, artística e cultural.
Berço de expressivos nomes na música erudita internacional como o Maestro José Siqueira, além de Elba Ramalho, Pinto do Acordeon, dos escritores Ascendino Leite, Padre Manoel Otaviano, do ex-governador Wilson Braga e de tantos outros nomes que reportam a grandiosidade desta terra que também é expressa nas construções do início do século passado.
Além de obrigar a administração pública local tombar o Centro Histórico, o advogado solicita que também seja incluída a sede da desativada AABB, que fica na zona rural, e que segundo ele está prestes a ser destruída.
A Sociedade Artística Educadora de Conceição (PETI) também está ameaçada.