O artista plástico Marcos Pinto, autor da escultura ‘Aves de Arribação’, agradeceu ao governador João Azevêdo pela reinstalação da obra no Parque Parahyba III, no Bessa, em João Pessoa.
A escultura que havia sido retirada da rotatória da avenida Beira Rio de forma descuidada e abandonada nos galpões da gestão anterior, foi restaurada e ganhou um “novo ninho”, conforme palavras do artista.
Em entrevista ao programa 360 Graus em dezembro do ano passado, Marcos Pinto contou que o pedido para que a obra voltasse para as ruas da Capital paraibana partiu do próprio João Azevêdo, que ofereceu o Parque Parahyba III para a sua instalação.
“Gratidão à Deus por me mostrar que não era no meu tempo, mas no tempo de Deus. Gratidão à Deus por me mostrar que sou cada vez mais um Instrumento em Suas Mãos Sagradas. Gratidão ao Grupo Holanda que comprou e doou essa escultura ‘Aves de Arribação’ à cidade de João Pessoa. Gratidão ao Prefeito Luciano Agra, in memorian, que apoiou e deu toda infraestrutura para que ela fosse colocada no Girador do final da Av. Beira-Rio. Gratidão ao Prefeito Luciano Cartaxo por ter retirado essa obra da pior maneira possível e ter deixado abandonada de propósito no quintal da SEINFRA Municipal. Gratidão e todo o meu carinho porque com seu gesto devassador me mostrou que “a Força nunca conseguirá fazer comigo o que a Força sempre faz” e me mostrou também que apesar de todo ódio depositado nessa escultura, a transformou diante de uma população estarrecida num símbolo cada vez mais da Paz. Essa é e sempre vai ser uma Obra da Paz e pela Paz. O meu coração não tem lugar para a dor e nem para a lágrima. Nele só há espaço para a alegria e a felicidade que, por causa do seu ato, as Aves de Arribação agora estão em outro ninho. Pousaram com fé e esperança e que essas Aves sejam sempre um Instrumento de Amor. Por isso repito: Gratidão ao ex-prefeito Luciano Cartaxo. Gratidão ao atual Prefeito Cícero Lucena por ter retirado ela do Ninho de Espinhos em que foi colocada e levá-las até o meu atelier para que fossem restauradas. E agora, a gratidão maior ao Governador João Azevedo. A sua sensibilidade em me convidar e oferecer o Parque Paraíba 3, no Bessa, para que elas fossem instaladas em muito me emocionou. Gratidão Governador. O Amor sempre vence. E por fim, a todos os profissionais que foram envolvidos na restauração e instalação no Parque Paraíba 3. A todos o meu mais sincero agradecimento”, agradeceu o escultor.
João Azevêdo, ao receber a mensagem emocionada do artista, afirmou que a volta da escultura ‘Aves de Arribação’ ao espaço público da cidade “corrigiu uma injustiça” contra as artes, contra o artista e contra a cidade. Confira a resposta do governador, na íntegra: