O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implantou uma sala de reabilitação funcional para pacientes da Clínica Médica. O serviço é pioneiro na Rede Ebserh, e os atendimentos começaram na primeira quinzena de fevereiro.
“Desde 2016, a American Heart Association (Associação Americana do Coração) diz que a aptidão cardiorrespiratória é um importante sinal vital. É um marcador prognóstico de sobrevida, independentemente da situação patológica do paciente. Então, o objetivo primário da implantação desse serviço no HULW é aumentar a aptidão cardiorrespiratória dos pacientes que estão internados”, explica o fisioterapeuta Murillo Frazão.
A sala funciona no quinto andar do hospital-escola e foi equipada com cicloergômetros e aparelhos para musculação terapêutica para membros superiores e inferiores. Inicialmente, o ambiente está projetado para comportar até quatro pacientes em atendimento simultâneo. Para a implantação do serviço, foram adquiridos novos equipamentos (como espirômetros, bicicletas ergométricas, halteres) e aproveitados outros materiais existentes no hospital.
No local, os fisioterapeutas da Unidade Multiprofissional do HULW realizam treinamento aeróbico com os pacientes, treinamento de resistência e musculação terapêutica para membros superiores e inferiores — tudo baseado em um programa de avaliação pelo qual o paciente passa no primeiro atendimento.
Conforme Murillo Frazão, é importante que a Clínica Médica tenha uma sala de reabilitação funcional porque o paciente internado, em geral, não tem condições de se deslocar com frequência até o ambulatório. “É um projeto inovador que a gente trouxe, pioneiro na Rede Ebserh, e que tem como principal objetivo melhor a aptidão cardiorrespiratória do usuário”, explica o fisioterapeuta.
Frazão acrescentou que a ideia é que, futuramente, todas as enfermarias do HULW possam contar com uma sala semelhante. “Primeiro foi contemplada a Clínica Médica do hospital, mas outros setores já demonstraram interesse na implantação desse serviço, como a Pediatria e a Clínica Cirúrgica”, declarou.
MEDIDA CONTRIBUI PARA REDUZIR TEMPO DE INTERNAÇÃO
Outra vantagem da implantação da sala de reabilitação funcional na Clínica Médica do HULW é que a medida vai gerar redução no tempo de internação do paciente.
“É possível diminuir de 15% a 35% o período de internação do paciente só com essa medida. Além disso, objetivamos melhorar a qualidade de vida do paciente internado, propiciar um estado de humor melhor, elevar a autoestima e promover também a interação social, evitando que o indivíduo fique isolado”, pontua o fisioterapeuta.
De forma geral, explica Murillo Frazão, serão atendidos na sala de reabilitação da Clínica Médica pacientes que têm condições de andar. “Já os pacientes que estão restritos aos leitos vão receber terapias específicas para melhorar sua capacidade funcional, para que consigam andar e sejam encaminhados a esse serviço”, afirma.
Idealizador do projeto, Frazão disse que se inspirou em salas semelhantes de instituições de saúde particulares onde atua. “Essa ideia foi implementada no HULW a partir de um projeto em que eu venho trabalhando há 17 anos, mas na iniciativa privada. Nos serviços privados por onde passei, a gente implementou centros relativamente parecidos e trouxe agora o projeto para o Hospital Universitário Lauro Wanderley”.
Sobre a Rede Ebserh – O HULW faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.