Pouco mais de três meses depois da consagração de Campina Grande como Cidade Criativa, pela Unesco, na categoria Artes Midiáticas, a Prefeitura tem buscado iniciativas que levem à população o conhecimento da importância do título conquistado a nível mundial.
Uma destas iniciativas é o projeto de cooperação internacional da rede de cidades criativas, desenvolvido juntamente com a cidade de Braga, em Portugal, detentora do título na mesma categoria.
O projeto tem como objetivo o intercâmbio de percepções de estudantes de escolas públicas e privadas, de 12 a 14 anos, sobre as cidades parceiras e através de um mini mapa digital os participantes farão uma viagem pelo patrimônio histórico de Campina Grande e de Braga.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou que esta é a primeira ação de cooperação internacional com as cidades da rede da Unesco. Segundo ela, “nada melhor que neste primeiro projeto inserir as crianças e adolescentes. Assim, estamos permitindo que as próximas gerações tenham saibam a importância da rede a qual Campina Grande faz parte”, disse.
As informações coletadas pelos alunos das cidades serão dispostas num mapa digital no site: www.minimapasonoro.com. A produção de conteúdo e o intercâmbio entre os alunos estão previstos para os meses de abril até junho de 2022.
O convite para participação no trabalho partiu da cidade portuguesa e é resultado da participação ativa de Campina Grande na rede. “Desde que o nome de Campina Grande foi homologado como Cidade Criativa, temos trabalhado intensamente para levar o nome da cidade cada vez mais longe e para que, de alguma forma, a sociedade se envolva nas nossas ações”, destacou o coordenador de Desenvolvimento Local, Jonnas Costa.
O projeto será executado numa parceria entre a SEDE, Secretaria de Educação e a Fundação Parque Tecnológico sem custos diretos a administração pública.
A primeira reunião para discutir as primeiras ações da iniciativa aconteceu com a participação da secretária Rosália Lucas; do coordenador de Desenvolvimento Local, Jonnas Costa, da secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira; a coordenadora de Educação Infantil do colégio Lourdinas, Marcela Borges e das coordenadoras do projeto em Braga, Joana Miranda (ponto focal de Braga), Sara Borges e Maria Tavares.