Com o retorno das aulas presenciais, municípios têm sido orientados pelo Ministério Público a cerca da exigência da apresentação da carteira de vacinação atualizada segundo a faixa etária. Patos também recebeu a orientação, mas a secretária de Educação revelou que o município já seguia o plano mesmo antes da orientação.
De acordo com Adriana Carneiro, secretária de Educação do município, a gestão entendendo a complexidade do momento vivido e a importância da vacinação, já havia se antecipado e reunido as Secretarias de Educação e de Saúde e a Procuradoria Geral, para definir a exigência para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Antes mesmo dessa recomendação chegar até nós, já havíamos definido em ofício circular de número 003/2021, de 15 de dezembro, orientações sobre a apresentação da carteira de vacinação dos estudantes nas escolas e creches municipais,” detalhou a secretária.
Ainda segundo Adriana, a medida no município tem seguido de forma espontânea e tranquila, pois os pais e os responsáveis pelos alunos têm se mostrado bastante solícitos.
“Queremos dizer que os pais e os responsáveis pelos nossos alunos receberam essa orientação de muito bom grado, compreendendo e contribuindo para que todos os protocolos de saúde exigidos sejam respeitados. As escolas e creches municipais, toda Secretaria Municipal de Educação, está cuidando para garantir e contribuir com a segurança em saúde de nosso público,” finalizou.