Com 81% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamentos de pacientes acometidos pela Covid-19 em João Pessoa, as gestões estadual e municipal de Saúde decidiram ampliar a oferta de vagas nos hospitais da Capital. Foi definido, em reunião acontecida nessa segunda-feira (07), que mais leitos de UTI serão instalados no Hospital Infantil do Valentina e no Arlinda Marques.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, a ocupação dos leitos de enfermaria para infectados pelo coronavírus chegou a 96%.
Ainda não foi divulgado quantos leitos de UTI a mais serão instalados. Em João Pessoa, dos 30 leitos de enfermaria disponíveis para tratamento da Covid-19 no Hospital do Valentina, 100% estão ocupados. Com relação a UTI, 9 dos 10 leitos estão sendo usados por pacientes contaminados pela doença.
No Hospital Prontovida, unidade exclusiva para a Covid-19, todos os 32 leitos de enfermaria estão ocupados, e 33 dos 40 leitos de UTI têm pacientes.
Em toda João Pessoa, dos 111 leitos de enfermaria disponíveis para o tratamento da doença, 77% estão ocupados. Em UTI, são 70 leitos e 74% de ocupação.
Conforme o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, é esperada uma alta de infecções e de mortes pelo coronavírus no mês de fevereiro. Por esta razão, também é estudada a ampliação de leitos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.
Com informações de G1 Paraíba