De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, foram contabilizadas 82 mortes por Covid-19 somente nos primeiros dias de fevereiro. Ao todo, são 9.805 mortes pela doença em todo o estado.
A disseminação da variante Ômicrom tem contribuído com o aumento do número de casos. A taxa de ocupação hospitalar também subiu. Na primeira semana de fevereiro, a ocupação de leitos destinados a pacientes com covid-19 subiu de 41% para 54%.
De acordo com o secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, idosos com esquemas vacinais incompletos tem sido maioria entre as vítimas fatais da Covid-19 nas últimas semanas. Ele destacou que é importante tomar a dose de reforço (3ª dose) no combate ao agravamento da doença.
“Para que a variante Ômicron seja impedida de gerar casos moderados e graves é fundamental que adultos estejam vacinados com doses de reforço, esta é a única proteção efetiva contra a nova variante”, declarou o secretário.
Ele ainda ressalta que é necessário continuar o uso de máscaras, além do cumprimento dos demais protocolos que evitam a contaminação. “Uso ininterrupto de máscaras quando fora de casa e a recomendação de não se aglomerar em ambientes abertos e fechados”, finalizou.