Quem for procurar o serviço de testagem para a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (24) deverá realizar um agendamento prévio. A informação foi confirmada pelo secretário Executivo de Saúde, Luis Ferreira Sousa Filho, frisando ainda que hoje (21) é o último dia da testagem com demanda espontânea.
“Nós testaremos hoje ainda sob demanda livre em dois locais: Shopping Mangabeira e na Uniesp. Hoje será o ultimo dia de testagem livre”, destacou o secretário, lembrando que a Capital paraibana vivência um momento de alta de novas infecções pelo coronavírus.
“É um cenário epidemiológico já definido e grande responsabilização a Covid-19. Então quem tá gripado hoje tem grande possibilidade de estar com Covid-19. A gente já identificou esse cenário. A partir de segunda-feira nós vamos fazer exame por marcação, com agendamento”, explicou.
O secretário executivo pede aos pessoenses que apresentem sintomas das síndromes gripais para que se isolem por pelo menos sete dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Segundo ele, a medida de restringir a testagem mediante agendamento não está associada a quantidade dos testes pois a testagem é relevante.
“A questão é epidemiológica mesmo. Evitar aglomeração. A gente está com uma quantidade de profissionais contaminados muito grande e a população está num ‘afan‘ muito grande de procurar testagem”, frisou, destacando que vão para esses pontos pessoas assintomáticas e curiosos. “A gente precisa racionalizar essa testagem. É mais uma questão de racionalizar a logística do que economizar testes”, acrescentou.