Nos primeiros 11 dias de 2022, a Paraíba já apresentou uma redução considerável no número de mortos em razão da Covid-19, com índice superior a 90%. Neste mesmo período, em 2021, foram registrados 152 óbitos pela doença, enquanto neste ano caiu para 13.
A queda no percentual de falecimentos é atribuída ao avanço da campanha de imunização contra o coronavírus no Estado. O balanço das mortes no período de um ano foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em 19 de janeiro de 2021 foi iniciada a imunização contra a Covid-19 na Paraíba. Em dezembro do ano passo, uma instabilidade nos sistemas do SUS comprometeu a contabilização dos dados sobre vacinas. Por esta razão, segundo a última atualização, feita há mais de um mês, o Estado possui mais de 60% da população vacinada com duas doses ou dose única.
Entre as 13 mortes registradas nestes primeiros dias de 2021, duas pessoas tinham menos de 50 anos e sem comorbidades. As outras onze vítimas eram, em sua maioria, com idade superior a 70 anos e todas tinham doenças preexistentes. Destes onze primeiros dias, em três deles não houve registro de mortes.
Até o momento, a Paraíba já perdeu, ao todo, 9.609 pessoas acometidas pelo coronavírus.
G1 Paraíba