O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, foi beneficiado com a doação de uma autoclave horizontal avaliada em cerca de R$ 300 mil. O equipamento estava cedido provisoriamente ao hospital-escola por uma instituição particular, que decidiu doar o esterilizador ao Lauro Wanderley de forma oficial. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta terça-feira, 28.
A autoclave horizontal está instalada na Central de Materiais Esterilizados (CME) do HULW, que é o setor responsável pela esterilização de todo o instrumental utilizado no atendimento aos pacientes. O equipamento, que foi doado pela Unimed João Pessoa, tem como principal benefício o fato de esterilizar artigos cirúrgicos em menor tempo e com maior eficácia.
Para o presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, a doação do esterilizador ao HULW representa o compromisso da instituição com a vida. “Esse ato simboliza a doação da autoclave, que já estava emprestada há um tempo aqui e que agora viemos, em definitivo, fazer a entrega, mostrando o compromisso que a Unimed também tem com a universidade. Essa parceria reforça nosso compromisso como signatários do pacto global de desenvolvimento sustentável”, afirmou, ressaltando que a doação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração.
O médico Gualter Lisboa, que também é professor adjunto da disciplina de Anestesiologia na UFPB, ainda manifestou sua alegria por poder atuar em parceria com a universidade federal. “A universidade é a nossa casa. Também sou professor aqui e é com alegria que estamos em parceria e em sintonia com essa gestão e queremos ampliar nossas relações”, disse.
Na entrega oficial da autoclave, o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, fez questão de destacar os avanços protagonizados pela atual gestão da Unimed João Pessoa e salientou o quanto estava agradecido pela doação da entidade ao Lauro Wanderley. “O motivo dessa cerimônia é agradecer por essa parceria, ao longo desses 12 meses, e ressaltar a sensibilidade que a Unimed teve conosco quando, em um momento de dificuldade, nos ofereceu um aparelho que é indispensável ao centro cirúrgico”, comentou.
O superintendente lembrou que, ao assumir a direção do Lauro Wanderley, verificou a necessidade de aquisição de uma autoclave, mas também constatou que o HULW não possuía condições de arcar com os custos do equipamento naquele momento. Em função disso, Tissiani solicitou à Unimed a prorrogação do empréstimo do item e, algum tempo depois, foi informado de que o Conselho de Administração da instituição havia decidido doar o esterilizador ao hospital-escola da UFPB.
Reitor da UFPB destaca parcerias
A cerimônia de oficialização da doação da autoclave horizontal ao HULW foi prestigiada pelo reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, que estava acompanhado da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia Pereira, do pró-reitor de Graduação, Fernando Perazzo, do pró-reitor de Planejamento, Paulo de Tarso, e do procurador Carlos Mangueira. Já a comitiva da Unimed João Pessoa incluiu o diretor de Produtos de Saúde, Petrúcio Sarmento, e a superintendente de Mercado, Flávia de Lourdes Araújo.
Conforme Valdiney Gouveia, a Unimed já é parceira da UFPB há alguns anos. “Há um compartilhamento de ideais, de propósitos, sempre pensando na população geral, na sociedade, para oferecer o melhor”. O reitor lembrou que a universidade tem diversos pesquisadores e professores atuando fortemente na Unimed, e isso repercute como ações cientificamente orientadas. “Isso é um privilégio para a sociedade paraibana. Contar com instituições públicas e privadas agindo em favor da população”, declarou.