Cerca de 50 famílias do assentamento Nova Espinharas, no município de São José de Espinharas, poderão deixar os seus imóveis por determinação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O município fica localizado na região metropolitana de Patos, no Estado.
Segundo informações do vereador Arcádio Queiroz de Medeiros – Kada (PDT), são 58 famílias residentes no assentamento, e apenas 9 delas conseguiram o Registro de Benefício (RB) e regularizaram a situação de suas moradias, enquanto as outras 49 receberam uma notificação do INCRA para desocupar os imóveis num prazo de 15 dias.
Diante do fato, a preocupação tomou conta dos moradores da região. “Semana passada o INCRA veio com uma notificação dando quinze dias para que eles desocupem as casas, e são pessoas desamparadas, e que não tem pra onde ir”, ressaltou o vereador.
As famílias que moram e sobrevivem basicamente de suas produções no assentamento já procuraram o INCRA para regularizar sua situação, porém, até o momento não houve nenhuma resposta do órgão em relação ao fato.