O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa com as intenções de voto dos brasileiros para a corrida presidencial em 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém sua liderança nos dois cenários avaliados, ganhando a eleição já no primeiro turno. No segundo turno, o petista também sairia vencedor, caso as eleições fossem realizadas hoje.
Foram testados dois cenários. No primeiro, com cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria. No segundo, foram acrescentados mais cinco nomes à lista: Simone Tebet, Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira, Felipe d’Avila e Aldo Rebelo.
Na primeira hipótese, Lula alcançou 48%, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 22%. Em terceiro lugar aparece Sergio Moro (Podemos) com 9%, depois Ciro Gomes (PDT) com 7% e João Doria (PSDB) com 4%. Brancos e nulos somaram 8% e outros 2% não sabem ou não responderam.
No segundo quadro, o índice de Lula chega a 47%, Bolsonaro soma 21% e Moro conquista 9%. Em seguida, Ciro tem 7%; Doria 3%; Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) alcançam 1%. Já Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe D’Ávila (Novo) e Aldo Rebelo (sem partido) não pontuaram. O percentual de brasileiros que votariam em branco ou nulo é de 8% e outros 2% não sabem ou não responderam.
Na pesquisa espontânea, Lula também está na frente. Nessa modalidade, os entrevistados indicam em quem pretendem votar no pleito eleitoral do próximo ano.
Confira:
- Lula (PT): 32% (27% na pesquisa anterior)
- Jair Bolsonaro (PL): 18% (20% na pesquisa anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 2% (2% na pesquisa anterior)
- Sergio Moro (Podemos): 2% (não aparecia na pesquisa anterior)
- Outros: 2% (3% na pesquisa anterior)
- Em branco/nulo/nenhum: 7% (10% na pesquisa anterior)
- Não sabe: 36% (38% na pesquisa anterior)
O índice de rejeição dos presidenciáveis também foi avaliado. Dos brasileiros consultados, 60% não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro. Lula está sem segundo lugar na avaliação negativa, com 34%. Doria também aparece com 34% de rejeição. Moro vem em seguida com 30%; Ciro Gomes tem 26%; Rodrigo Pacheco tem 17%; Aldo Rebelo tem 16%; Alessandro Vieira, Simone Tebet e Felipe D’Ávila tem 15%.
Outros 3% não votariam em nenhum dos candidatos citados; 1% não sabem e 1% poderiam votar em todos.
A pesquisa ouviu 3.666 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro em 191 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.