A programação anual dos 16 + 5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Paraíba começa nesta quinta-feira (25) com o Webnário dos 100 dias de atuação do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Campina Grande, às 14h, com transmissão pelo YouTube da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).
Durante a tarde, acontecerá o encontro com o Instituto Avon, por meio do Programa Acolhe, para a apresentação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual na Paraíba. O Programa Acolhe garante vagas em hotéis em 133 cidades para mulheres e seus filhos em situação de violência doméstica.
“O 25 de novembro é o dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres lembrado mundialmente e na Paraíba estamos marcando a data com a realização de webinário e uma série de atividades com intuito de aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.
Segundo ela, as ações também acontecerão em Campina Grande e Sumé, por meio de atividades organizadas pelas coordenações dos Centros Estaduais de Referência da Mulher. Haverá também formações com grupos de CREAs de Sousa, ações em Santa Rita e no dia 06 de dezembro uma live, às 19h, no Instagram da Semdh, com Manoel Pinto, fundador da Startup Ser Cabra Macho e especialista em Masculinidades marcando a campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres
Lídia Moura reforça que a campanha é fundamental diante do contexto histórico de machismo e violências enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com pesquisa do Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva publicada neste mês, 57% dos brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de ameaça de morte pelo atual parceiro ou ex; 37% conhecem uma mulher que sofreu tentativa ou foi vítima de feminicídio íntimo. “Ainda temos muito que enfrentar e agir no enfrentamento à violência contra mulheres”.
Sobre os 16 dias de ativismo – É uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Destaques da programação:
25/11: Webnário de 100 dias do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Campina Grande, às 14 h, pelo YouTube da Semdh
25/11: Formação para equipe do Instituto Avon (Programa Acolhe) sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual na Paraíba, pelo Zoom Meet, às 15h.
25/11: Sarau poético com usuárias do CERMFL, em Campina Grande
26/11: Encontro com assistidas do grupo de mulheres do Cras Mutirão – CG. Tema: 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra Mulheres, às 14h30 – Ação a ser realizada pelo CERMFL
01/12: Dia Internacional de Combate à Aids – Live: Um novo capítulo no combate ao HIV Aids, às 18 horas, no Instagram da Semdh. Convidada: Ivoneide Lucena Pereira, psicóloga com mestrado e doutorado em Enfermagem, gerente operacional das condições crônicas e IST da PB, presidente do Comitê de Saúde Integral da População LGBTT da PB.
02/12: Formação para equipe do Creas de Sousa – atendimento especializado às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual. Das 14h às 16h, pelo Google Meet
06/12: Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres (Campanha do Laço Branco) – Live às 19h no Instagram da Semdh com Manoel Pinto, fundador da Startup Ser Cabra Macho e especialista em Masculinidades.
09/12: Entrelace – Santa Rita (Pelo Google Meet) – Das 14h às 16h15 –
10/12: IV Encontro Integrador dos Programas de Residências em Saúde da ESP-PB – Formação sobre violência contra as mulheres e a rede de atendimento, das 9h às 12h.