A Aena Brasil fechou a concorrência das obras de reforma de três aeroportos do Nordeste do Brasil: Recife, João Pessoa e Campina Grande. As reformas serão iniciadas no primeiro semestre do próximo ano.
As obras serão feitas tanto no lado terra (área do aeroporto de uso público, cujo acesso não é controlado, ou seja, as regiões anteriores aos canais de inspeção de segurança do aeroporto, como vias de acesso, meio-fio de embarque, saguão de embarque e áreas de check-in) quanto no lado ar (conjunto formado pela área de movimento de um aeródromo, como pistas de pouso e decolagem e pistas de táxi, pátio de aeronaves, e terrenos e edificações adjacentes).
Durante reunião do Conselho de Administração, foram realizadas as concorrências das obras de ampliação da infraestrutura do Lote 1 (Aeroporto do Recife), tendo como vencedor o consórcio de empresas Método-Passarelli; e das obras do Lote 2 (Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande), pelo consórcio de empresas Teixeira Duarte & Alves Ribeiro.
Em breve serão definidas as concorrências para as reformas dos aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE), que integram o Lote 3.
A Aena Brasil já realizou as obras relacionadas às ações emergenciais requeridas pelo contrato com a Anac, como a reforma de todos os banheiros, instalações de ar-condicionado, sinalização, WiFi grátis, iluminação, escadas rolantes, acessibilidade, correção de falhas de alvenaria, entre outras melhorias, nos seis aeroportos que administra, com a aprovação da agência.
O presidente da Aena, Maurici Lucena, informou estes avanços ao ministro de Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, com quem esteve reunido esta semana.