Mais uma vez, o deputado estadual Cabo Gilberto tentou forçar sua presença nas dependências da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (19), quando, novamente, as atividades presenciais foram retomadas. Desta vez, com apenas a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, o parlamentar foi barrado na entrada do prédio. Então, ele decidiu participar da sessão dali mesmo, do lado de fora da sede do Poder Legislativo.
A imunização completa contra o coronavírus é exigida em resolução interna da Casa. Sabendo disso, e depois de protagonizar uma confusão no retorno dos trabalhos legislativos presenciais no dia 5 de outubro, o deputado, que até então não havia tomado uma dose sequer do imunizante, recebeu a vacina coronavac na última quarta-feira (13), e garantiu ao presidente da ALPB, Adriano Galdino, que não tentaria entrar no plenário sem estar completamente imunizado. O que não aconteceu nesta terça.
O Cabo Gilberto ainda tentou apresentar uma questão de ordem, na qual seria colocada em votação a autorização da sua entrada nas dependências da Assembleia, alegando ainda ter feito um teste negativo para a Covid-19. Entretanto, Galdino indeferiu o pedido, lembrando da existência de um compromisso firmado pelo deputado em sessão anterior.
“Há um compromisso público e termo assinado pelo próprio deputado de não entrar na Casa de Epitácio Pessoa até que tenha tomado a segunda dose. Então, é um assunto já vencido e espero que esse tema não retorne mais”, alegou Adriano Galdino.
Em 5 de outubro, quando foram retomadas as atividades presenciais do Poder Legislativo, o Cabo Gilberto desrespeitou a resolução da ALPB ao entrar no plenário sem estar vacinado contra a Covid-19. Após críticas de parlamentares, ameaça de ser levado ao Conselho de Ética e uma nova suspensão do trabalho presencial na Casa, o deputado iniciou seu esquema vacinal contra o coronavírus. Contudo, nesta terça-feira, infringiu as regras mais uma vez ao tentar nova entrada na Assembleia.