Na manhã desta terça-feira (19), a assessoria do secretário-chefe de Estado, Roberto Paulino, divulgou nota à imprensa na qual anunciava a filiação do deputado estadual Lindolfo Pires, atualmente no Podemos, ao MDB. A mudança de casa teria sido uma articulação de Paulino, vice-presidente do partido na Paraíba, que ainda garantiu o aval de Veneziano Vital, chefe da legenda no Estado, para a migração. Entretanto, esqueceram de avisar ao senador sobre as movimentações.
Com exclusividade ao blog, fontes do alto escalão do MDB afirmaram que Veneziano não tinha conhecimento dessa hipotética filiação de Lindolfo ao partido. Ou seja, Roberto Paulino articulou por conta própria sem o assentimento do líder da sigla na Paraíba e ainda divulgou uma nota como se tudo estivesse nos conformes.
Também em conversa exclusiva ao blog, uma outra pessoa ligada ao Governo do Estado estranhou a estratégia do secretário-chefe em operar para a retirada de um deputado da base governista e colocá-lo num partido que ainda não tem a confirmação se estará com João Azevêdo nas eleições de 2022. Para a fonte, o caminho natural de Lindolfo deveria ser o Cidadania.
Outro fato que chama a atenção nesse anúncio da possível filiação de Lindolfo Pires ao MDB está relacionada com a cidade de Sousa, principal reduto eleitoral do deputado, onde ele mantém uma rivalidade ferrenha com um já conhecido membro da legenda, o ex-prefeito e deputado André Gadelha.
Esses “pequenos” detalhes não foram levados em consideração por Roberto Paulino antes que fosse a público a nota precoce da filiação de Lindolfo ao MDB, que já havia exigido de volta seu antigo número na legenda, quando concorreu a uma vaga na ALPB em 1994. A ficha de filiação seria abonada pelo próprio secretário-chefe, porém, como já dissemos e com fontes seguras, o presidente do MDB de nada sabe sobre essa articulação, embora Paulino garanta que o retorno já foi conversado com Veneziano.
Confira na íntegra a nota divulgada por Roberto Paulino:
ROBERTO PAULINO, SECRETÁRIO-CHEFE DE ESTADO, ARTICULA FILIAÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL LINDOLFO PIRES E GARANTE QUE VAI ABONAR FICHA DE FILIAÇÃO DO LÍDER DA CIDADE DE SOUSA AO MDB, COM APOIO DO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO.
O deputado estadual Lindolfo Pires, eleito pelo Podemos, mas que integra a base aliada do governador João Azevedo (Cidadania) na bancada de situação na Assembléia Legislativa, garantiu ao secretário-chefe de Estado, Roberto Paulino, que assinará ficha de filiação partidária nos próximos dias, passando a fazer parte do MDB, legenda pela qual já concorreu a uma vaga na ALPB, desde que seja com o mesmo número (15133) pelo qual obteve seu primeiro mandato parlamentar, no pleito de 1994.
“Quanto a isso não há nenhum problema, pois eu mesmo farei questão de abonar a ficha de filiação partidária do nosso companheiro Lindolfo Pires, que inclusive já foi até meu líder de bancada na Assembléia Legislativa, quando exerci o mandato de governador”, assegurou Roberto Paulino. O secretário-chefe de Estado revelou que Lindolfo já conversou sobre seu retorno à legenda do MDB com o atual presidente do Diretório Estadual, senador Veneziano Vital do Rego, que também concordou com a mudança de sigla do parlamentar sousense.
Lindolfo conta com o apoio político do atual prefeito da “Terra dos Dinossauros”, Fábio Tyrone, reeleito no ano passado com uma margem de quase 15 mil votos de diferença em cima do segundo colocado nas urnas. Ele iniciou sua vida política no movimento estudantil, chegando a ser presidente da Associação Universitária de Sousa por duas vezes. Formado em Engenharia Elétrica, trabalhou em empresas privadas, até se candidatar a uma vaga na Assembléia Legislativa.
Em 1994 conseguiu se eleger e de lá pra cá, já são seis mandatos consecutivos. No poder executivo exerceu cargos importantes, como de Secretário Chefe de Estado (2015/2016), Secretário de Representação Institucional do Governo da Paraíba em Brasília (2016/2017) e por fim, Secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (2017/2018). É casado e tem três filhos.