A Energisa iniciou nesta sexta-feira (24) os trabalhos para expansão da rede e ligação da energia elétrica para a comunidade Capadócia, em Conde. A ação atende à um pleito da prefeita do município, Karla Pimentel, través da Secretária de Planejamento e Procuradoria Geral do Município.
Serão beneficiadas diretamente cerca de 200 famílias que, atualmente, moram em instalações consideradas inadequadas, construídas pelos próprios residentes. “Essa ação atende aos anseios da comunidade que tanto solicitou a ajuda do poder público, através do líder comunitário Vicente”, destacou a gestora.
Karla salienta que o projeto saiu do papel graças a Secretária de Planejamento, que fez todo o estudo de viabilidade, no qual foram apresentadas todas as possibilidades e soluções a Energisa, bem como a Procuradoria ter prestado as informações solicitadas, pelo setor jurídico daquela empresa.
Conforme secretário de Planejamento, Márcio Simões, para que o projeto fosse viabilizado foi necessária uma visita in loco no dia 28 de maio deste ano para uma primeira conversa com a população a pedido da prefeita. Já no dia 31 do mesmo mês foi enviado o ofício 166/2021 para a Energisa, iniciando as tratativas para tornar possível o projeto.
“Foi esclarecido que a área onde se encontra a Comunidade Capadócia é uma Zona Especial de Interesse Social. Essa explicação à Energisa foi fundamental para sensibilizar a companhia para iniciar todo o projeto de expansão da rede elétrica”, observou Márcio.
Ainda segundo o secretário, o pleito da comunidade é uma herança de gestões passadas e, em menos de quatro meses de gestão, a prefeita Karla Pimentel conseguiu, assegurando o direito dos cidadãos que ali residem de ter iluminação pública garantida. “O triste é ver alguns agentes públicos da cidade torcendo contra o povo, na política do quando pior melhor. O líder comunitário Vicente em uma de suas reuniões comigo foi taxativo que apresentou tal pedido à antiga gestão e passado quatro anos nada fizeram”, revelou.
“Estamos destravando obras do passado, fazendo obras no presente e ainda começamos projetos futuros, esse é um caso típico. Não podemos deixar de comparar o trabalho da Prefeita Karla Pimentel e de toda sua equipe. É necessário comprar as gestões para que a população perceba a mudança de paradigma, pois fizemos em quatro meses o que não fizeram em quatro anos”, acrescentou.
Marcio Simões também agradeceu ao diretor da Energisa, José de Aracoeli Ramalho Trigueiro Mendes, pela disponibilidade em enviar com celeridade equipes de trabalho de dentro da Companhia para o início das atividades, em parceira com a Secretária de Planejamento e Procuradoria Geral do Município.
Os trabalhos deverão ser iniciados na próxima segunda-feira (27), quando o secretário acompanhará os técnicos da Energisa no local e fará a marcação dos postes em parceria com a Energisa.
“É com muito prazer que hoje em menos de quatro meses apresentamos mais essa novidade para os cidadãos da cidade de Conde. As obras de ampliação da rede elétrica da Comunidade Capadócia será uma realidade. Logo as ruas estarão iluminadas e as pessoas poderão solicitar sua ligação na rede elétrica. Será uma festa”, comemorou.