Daniel Beltrammi, secretário executivo de Saúde da Paraíba, mostrou preocupação com a confirmação da variante Delta na Paraíba. Ele reforça a necessidade da manutenção dos cuidados sanitários para combater a Covid-19, determinados em decretos estaduais, principalmente na proibição de mais de 50% de público em ambientes fechados.
A queda de novos casos, número de mortos e internação nos leitos de UTI no Estado não deve ser motivo para parar com as medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus. Para evitar o aumento no contágio do vírus através da variante Delta é preciso manter a restrição de pessoas nos locais com pouca circulação de ar.
“O novo decreto segue com medidas que irão tentar nos ajudar a evitar o quanto possível ou, pelo menos, uma alta quantidade de encontros. O vírus e a nova variante [Delta], em especial, vivem desses encontros e a gente destaca a questão dos ambientes fechados. Pessoas de casas diferentes concentradas em ambientes fechados. Por isso mesmo, ficam as recomendações de bares e restaurantes, cultos, teatro e cinema a ocupação ficar limitada até 50% porque dessa forma a gente consegue preparar esses ambientes, com circulação de ar e evitando que eventualmente àquelas pessoas que ali estejam se submetam a riscos excessivos”, declarou Beltrammi.
O secretário ainda pede que sejam evitados encontros com grandes quantidades de pessoas pois, esses ambientes são favoráveis a disseminação da Delta, variante do coronavírus altamente contagiosa.
“Elemento importante é a gente seguir recomendando que eventos com grandes quantidades de público e plateia possam ser evitados porque a variante Delta é extremamente infectante, pode nos trazer problemas”, completou.