O senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), usou suas redes sociais para criticar uma declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, na qual afirmou que crianças com deficiências “atrapalhavam” os outros alunos na sala de aula. Veneziano taxou a fala como “repugnante” e lamentou o fato dela ter sido proferida pelo chefe da pasta da Educação brasileira.
“É inacreditável que o ministro da Educação do Brasil tenha falado algo tão repugnante. Além de reprovável sob todos os aspectos, a declaração mostra, lamentavelmente, um total desconhecimento sobre inúmeras pesquisas que comprovam o quanto alunos considerados típicos ganham em conviver com uma pessoa com deficiência, seja em sala de aula ou em quaisquer outros ambientes”, escreveu em seu perfil no Twitter.
Na semana passada, o parlamentar havia apresentando um requerimento para que Ribeiro explicasse à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal outra declaração polêmica. Em entrevista à TV Brasil, sobre o acesso às Universidades no país, o ministro disse que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos”.
Na nova alegação controversa, o chefe da Educação respondia sobre a inclusão de crianças deficientes nas escolas com estudantes sem deficiência. “O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, refutou.
Agora, Veneziano pedirá que Milton Ribeiro também explique esta fala. “Na semana passada nós já tínhamos apresentado requerimento para que o senhor ministro compareça à Comissão de Educação do Senado para explicar outra declaração dele: a de que universidades no Brasil deveriam ser para poucos. Pode aproveitar e se explicar sobre esta nova ‘pérola'”, finalizou.
ganham em conviver com uma pessoa com deficiência, seja em sala de aula ou em quaisquer outros ambientes. Certamente se tornarão indivíduos com pensamentos bem diferentes do externado pelo ministro. Na semana passada nós já tínhamos apresentado requerimento para que o
— Senador Veneziano (@venezianovital) August 16, 2021
senhor ministro compareça à Comissão de Educação do Senado para explicar outra declaração dele: a de que universidades no Brasil deveriam ser para poucos. Pode aproveitar e se explicar sobre esta nova “pérola”.
— Senador Veneziano (@venezianovital) August 16, 2021