A Paraíba liberou a antecipação da vacinação contra Covid-19 para pessoas que alegarem condições especiais envolvendo viagens internacionais. A resolução foi anunciada no Diário Oficial publicado neste sábado (14). A medida foi estabelecida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
De acordo com a publicação, a resolução beneficia pessoas em situações específicas, como pessoas maiores de 18 anos selecionadas em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior; trabalhadores com contratos em empresas internacionais; pessoas com necessidades de realização de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos, desde que justificados os riscos de morte ou complicação e a impossibilidade de aguardar o agendamento da sua faixa etária; pacientes com necessidade de iniciar o tratamento com imunossupressor; e acompanhantes para os casos de tratamentos de doenças acima descritas.
A oferta de imunizantes se dará em conformidade com as recomendações sanitárias do país de destino do viajante, considerando laboratório específico exigido, mediante a disponibilidade do imunizante no local onde será administrado.
O recebimento da segunda dose da vacina, no entanto, deverá obedecer o prazo orientado pelo Ministério da Saúde.
A documentação deverá ser apresentada para comprovar as condições descritas acima nas secretarias municipais de saúde, para análise e agendamento da vacinação.