Fabiano Leitão, trompetista conhecido pela militância petista por sua luta pela libertação do ex-presidente Lula, foi preso na manhã desta terça-feira (10) em Brasília. Ele tocava seu trompete durante o desfile de blindados em frente ao Palácio do Planalto.
Ele participava de um ato contra a passagem do comboio militar, que levava um convite a Jair Bolsonaro, quando foi impedido de tocar seu instrumento. Um militar do Exército deu voz de prisão. Fabiano foi levado pela PM para a 5ª Delegacia de Polícia em Brasília e liberado em seguida.
“URGENTE! Fabiano Leitão, o TromPetista, foi PRESO agora em Brasília por TOCAR TROMPETE contra a tentativa de golpe do Bolsonaro. Pelos primeiros informes, mais uma vez a Lei de Segurança Nacional foi usada contra uma manifestação pacífica”, escreveu Jandira Feghali em suas redes sociais.
O trompetista assinou um termo circunstanciado e vai responder processo no Juizado Especial Criminal de Brasília. Durante a abordagem, seu trompete foi danificado.
🔴🔴
URGENTEFabiano Leitão, nosso querido @Trom_Petista Vermelho, foi levado pela polícia para alguma delegacia em Brasília. Estou em busca de mais informações e atualizo assim que tiver + detalhes.
Desde já, meu repúdio à repressão política e minha solidariedade ao Fabiano! pic.twitter.com/bM63LmGSAi
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) August 10, 2021
Aqui uma foto do Fabiano @Trom_Petista sendo atacado por um policial enquanto ele tentava tocar o seu trompete em protesto ao absurdo desfile de tanques que Bolsonaro promoveu nessa manhã na Esplanada dos Ministérios.
Ainda não sabemos para qual delegacia ele foi levado. pic.twitter.com/mXhFq4YgjB
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) August 10, 2021
Com informações da Revista Fórum.