Uma medida simples, mas que impacta o atendimento dos usuários do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh. Desde a semana passada, a Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (Ulac) da instituição está trabalhando com um painel eletrônico de senhas para atendimento do público. Em média, o laboratório recebe cem pacientes por dia.
“O sistema está 100% operante! Agora temos organização, eficiência e qualidade no atendimento”, afirma Rubens Batista Benedito, chefe da Ulac. Ele ressalta que a medida, além de organizar a fila, melhora o acolhimento dos usuários que foram encaminhados para exames no laboratório.
A inovação no Lauro Wanderley agradou a contadora de produção Kássia Priscila Ribeiro da Silva. “Achei bom. Ficou mais organizado e agora sabemos se irá demorar ou não, pois é fácil identificar quantas pessoas estão na nossa frente para o atendimento”.
INDICADORES – Com a implantação do painel eletrônico, também é possível obter indicadores, como número de pacientes atendidos, tipo de exame realizado e produtividade dos colaboradores.
“O sistema que implantamos é gratuito e muito funcional e tivemos custo mínimo. Conseguimos dois monitores de 23 polegadas, para facilitar a visualização dos dados pelos pacientes, e investimos R$ 120 na compra de cabos e caixa de passagem. Tudo muito simples e que não necessita de manutenção”, diz Rubens Batista.
O chefe da Ulac fez questão de destacar, para o sucesso do projeto, a participação da equipe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) e do técnico de laboratório Humberto Aragão Neto. “Humberto faz parte da equipe da Ulac e, por ter muita habilidade com questões de informática, foi crucial para essa implantação”.
Sobre a Ebserh – O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.