As escolas da rede municipal de João Pessoa já estão sendo preparadas para a retomada das aulas presenciais, passando por serviço de sanitização para garantir a segurança dos alunos. Entretanto, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do município (Sedec), ainda não há previsão para o retorno das atividades.
Daniel de Assis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem), afirmou que tomou conhecimento da preparação das unidades de ensino para a volta dos estudantes, porém o sindicato desconhece a existência de data oficial para isso.
Para Daniel de Assis, este não é o melhor momento para o retorno das aulas, embora os trabalhadores da educação de João Pessoa já tenham sido vacinados contra a covid-19 com pelo menos uma dose da vacina. “A pandemia ainda está muito forte, internações altas”, ressaltou.
O representante do sindicato acredita que, com a aproximação das férias escolares, a retomada das atividades escolares presenciais pode ser melhor organizada para o segundo semestre. ”A gente não pode afirmar que vai ser assim. Por enquanto, não fomos informados de nada. Mas acho que tudo se configura para voltar depois das férias”, comentou.
A campanha de vacinação contra a covid-19 organizada pela Prefeitura de João Pessoa foi elogiada por Daniel, que celebra a imunização dos professores, destacando que todos os profissionais já tiveram acesso a primeira dose da vacina. ”Aqueles que não tiveram num primeiro momento, porque tinham tomado a vacina da gripe, estão tendo agora”, pontuou.
Reformas – Algumas das escolas da rede municipal de João Pessoas estão sendo reformadas e, provavelmente, não ficarão prontas a tempo da retomada. Por essa razão, assessoria de comunicação da Sedec explicou que o município fez uma parceria com o Governo do Estado para utilizar espaços ociosos de unidades estaduais. Ou seja, os estudantes cuja escola estiver em reforma estudará temporariamente em um prédio do Estado.