A pandemia da Covid-19 na Paraíba volta a atingir números preocupantes. Segundo boletim epidemiológico divulgado nesse domingo (30), 1.005 pacientes infectados pelo coronavírus estão internados em unidades de referência do Estado. A média diária chega a 110 regulações, com maioria de jovens nos leitos, conforme informado pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros.
Houve queda de cerca de 40% na taxa de internações de idosos por Covid-19, resultado da campanha de vacinação na Paraíba. Entretanto, as internações de pessoas mais jovens aumentou praticamente na mesma proporção. Duas razões podem justificar esse crescimento: a falta de imunização para grande parte desse público e a maior exposição do grupo, seja para trabalhar ou para lazer.
”Geralmente é o jovem que vai para as baladas, para a festa clandestina no fim de semana, para reuniões em casa com 20, 30 pessoas”, pontuou o secretário.
Geraldo Medeiros também destaca a falta de cuidados sanitários visto em cerca de 70% das cidades pequenas do interior do estado, onde a população geralmente não usa máscaras de proteção. Nesses municípios, os leitos de UTI são poucos ou inexistentes, obrigando a transferência para os hospitais de referência das macrorregiões de saúde, sobrecarregando a rede hospitalar.
Com a maioria da internação de pacientes jovens, o secretário destaca que, por serem mais resistentes, tendem a passar mais tempo internados lutando contra a doença, o que diminui a rotatividade de leitos. Medeiros frisa ainda que metade dos internados por coronavírus em UTIs acabam morrendo.
De acordo com o boletim desse domingo, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 82%. Na Região Metropolitana de João Pessoa, 79% dos leitos estão ocupados. Em Campina Grande, a taxa é de 88% e no Sertão, 94% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados.