Pela primeira vez, o ex-presidente Lula aparece à frente de Jair Bolsonaro em pesquisa de intenções de voto para presidente da república em 2022. De acordo com o levantamento XP/Ipespe, o petista tem 29% das intenções de votos, enquanto o atual presidente tem 28%. Dentro da margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.
Na pesquisa anterior realizada pelo instituto, Lula aparecia com 25% e Bolsonaro estava com leve vantagem, com 27%.
Outros possíveis candidatos à presidência da república também pontuaram. O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro e Ciro Gomes, aparecem com 9% cada, segundo publicação no site da Veja.
Considerando um cenário de segundo turno entre o petista e o atual presidente, Lula desponta com 42% contra 38% de Bolsonaro. No levantamento anterior, o percentual de Bolsonaro era 41% contra 40% de Lula.
Na hipótese de segundo turno entre Bolsonaro com Moro ou Ciro, é constatado empate em ambos casos, com 30% e 38%, respectivamente.
A pesquisa XP/Ipespe foi realizada nos dias 29, 30 e 31 de março, na qual foram aplicadas mil entrevistas em todo o território nacional. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.
O levantamento ainda apurou a taxa de rejeição do atual presidente. Em linha crescente, 48% dos brasileiros desaprovam Jair Bolsonaro. Em outubro de 2020, 31% dos consultados consideravam o governo atual ruim ou péssimo. No mesmo período, o número dos que avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom caiu de 39% para 27%.
Em contrapartida, a avaliação dos entrevistados melhorou no que diz respeito ao combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. O percentual dos que avaliavam a gestão como boa ou ótima cresceu de 18% para 21%, enquanto ruim ou péssimo diminuiu de 61% para 58%.
O Globo