Por causa da alta nos casos de covid-19 em João Pessoa, as aulas presenciais particulares serão suspensas a partir da próxima quarta-feira (25). A decisão foi tomada pela Prefeitura após os Ministérios Público Federal e Estadual pedirem que a gestão municipal reconsiderasse e voltasse atrás – ao menos por enquanto. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de João Pessoa, Odésio Medeiros, no entanto, acredita que o cenário não dure muito e seja por pouco tempo.
“Vamos intensificar as aulas de forma on line até segunda ordem. Acreditamos que seja por pouco tempo, pois o corona está sob controle”, disse Odésio. Ele afirmou também que nenhum caso de covid-19 foi identificado em escolas durante o período em que ocorreram aulas presenciais.
O retorno às aulas presenciais foi liberado pela prefeitura para faculdades privadas e ensino médio em outubro. Enquanto as faculdades e universidades tiveram autorização para retomar as aulas a partir do dia 5 do mês passado, no ensino médio o retorno foi gradual, com os alunos do 3º ano voltando no dia 13, os do 2º ano no dia 19, e os do 1º ano no dia 26.
Até o dia 22 de outubro, entretanto, apenas 22% dos alunos haviam retornado às salas de aula, pois muitos preferiram aguardar a chegada da vacina contra a covid-19 para retomar as atividades presenciais.
Menos de dois meses depois da primeira liberação, a prefeitura voltou atrás da decisão a pedido do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho. A decisão do acordo considerou as informações prestadas pelos representantes das secretarias de Saúde Estadual e Municipal de João Pessoa e do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), que constataram uma alta no número de casos de covid-19 na última semana epidemiológica.
As atividades educacionais envolvendo concentração de alunos em ambiente fechado têm alto risco de propagação do coronavírus, e são consideradas como um dos fatores causadores das novas ondas de disseminação da doença em outros países.