Nilvan Ferreira (MDB) pré-candidato a prefeito de João Pessoa, visitou nesta segunda-feira (07), a comunidade Boa Esperança, que fica no bairro Padre Zé, e conversou com os moradores que sofrem com o abandono do local pela gestão municipal e enfrentam problemas relacionados à saúde, infraestrutura, educação e moradia.
O condomínio Boa Esperança, também conhecido como Gadanhe, foi entregue há cerca de 20 anos. Foram construídos 224 apartamentos, distribuídos em 28 blocos onde moram aproximadamente mil pessoas. A maioria sobrevive da coleta de lixo, mas a comunidade não conta sequer com um espaço para fazer a separação dos materiais recicláveis. O material é armazenado em frente às casas e o trabalho é realizado em um terreno que há no local.
Segundo Nilvan, a construção de locais adequados para o trabalho da coleta e separação dos materiais, é uma alternativa que vai proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores, além de uma forma de gerar renda alternativa às famílias e dar o destino certo aos resíduos sólidos do município.
“A situação aqui é de total abandono. Eles não têm nenhum apoio e nem a atividade que eles exercem pra sustentar às famílias é de forma digna. A criação das Centrais de Triagem é uma forma de dar dignidade e condições de trabalho a essas famílias, que sobrevivem dessa atividade, mas que atualmente, colocam o material reciclado em frente às residências onde moram, já que não dispõem de um galpão pra esse destino e esse é um compromisso nosso, sermos solidários e resolver esses problemas e fazer uma João Pessoa que seja boa pra tosos”, garantiu.
A criação de Centros de Triagem nos bairros está entre as propostas inseridas no Plano de Gestão ‘João Pessoa – Capital das pessoas’. Os centros serão distribuídos de forma estratégica e de maneira otimizada e irão proporcionar condições dignas de trabalho aos catadores de recicláveis.