A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu o certificado de membro da Huawei ICT Academy, parceria entre a empresa chinesa Huawei e instituições acadêmicas para desenvolver ações e projetos de tecnologia da informação e comunicação pelo mundo.
Segundo o vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, professor Euler Macedo, no programa ICT Academy, a Huawei disponibiliza capacitação e serviços de apoio a universidades para treinar alunos, professores e a sociedade em geral.
“A iniciativa estreita a relação entre indústria e universidade, melhorando a qualidade do currículo profissional. A Huawei é uma empresa líder global na indústria de telecomunicações, provendo tecnologia e soluções em equipamentos para redes e telecomunicações”, destaca Macedo.
Com sede na China, a Huawei, a partir do segundo trimestre deste ano, tornou-se a maior fabricante de celulares do mundo. Por meio da parceria com o campus I da UFPB, serão oferecidos treinamentos em tecnologias da empresa chinesa e haverá incentivos diretos para a população de João Pessoa.
“As pessoas serão incentivadas a desenvolver talentos com habilidades práticas para o setor e terão certificação da Huawei. O empreendimento técnico-científico a ser explorado é a execução de atividades de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, com foco em Computação em Nuvem associada a técnicas de Inteligência Artificial”, explica Euler.
O intuito da parceria é facilitar a busca de talentos para atuar em transformações digitais, a partir da comprovação de qualificação profissional adequada para trabalhar com equipamentos da empresa. A certificação da Huawei é reconhecida mundialmente e a previsão é que ocorra capacitação ainda este ano.
“A previsão é ocorra uma capacitação de 200 participantes no total e que as primeiras turmas funcionem ainda este ano de forma on-line. Será oferecida uma formação fundamental para alunos e profissionais que desejam atuar na área de Computação em Nuvem”, conta Euler.
Segundo o gestor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, que coordena a ação, o curso também preparará os estudantes para a certificação Huawei Certified ICT Associate Cloud Computing. A iniciativa contará ainda com parceria do Centro de Informática da UFPB.
“Realizamos o contato com a Huawei a partir da informação de que a empresa chinesa tinha recursos financeiros para investimentos no Nordeste do Brasil. Pretendemos ainda contar com o Centro de Informática da UFPB para a realização das capacitações. Os centros possuem interesses correlatos nesse tipo de formação e faremos diferença no Ensino Superior”, finaliza Macedo.
fonte: assessoria