O governo de Jair Bolsonaro aparece como o penúltimo colocado no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 da Transparência Internacional – Brasil, divulgado nesta sexta-feira. A pontuação é menor do que a de todas as capitais e Estados brasileiros, exceto Roraima.
O nível de transparência das contratações emergenciais do Poder Executivo Federal no enfrentamento da pandemia é considerado “regular” conforme os critérios usados. Enquanto que a média obtida pelos municípios e estados avaliados foi de 85 pontos, o governo federal obteve 49,3 pontos. Roraima ocupa a lanterna, com 40,5 pontos.
Segundo a Transparência Internacional, pesou para a avaliação ruim do governo federal o fato de as informações disponíveis acerca de suas contratações emergenciais não apresentarem detalhamento suficiente, além de estarem dispersas em vários portais com características diferentes.
Na outra ponta, os estados do Ceará, Espírito Santo e Rondônia, além das capitais Macapá, João Pessoa e Vitória, atingiram a nota máxima, de 100 pontos.
A informação é da Veja