Na tarde deste domingo (19) toda a Paraíba foi abalada pela informação de que o deputado Genival Matias (53 anos), que encontrava-se na praia de Serrambi desde o início da pandemia teve um mal súbito e veio a óbito enquanto andava de jet ski. O deputado estava isolado no litoral pernambucano desde o início da pandemia, buscando manter sua família a salvo do risco de contaminação.
Na manhã deste domingo, Genival Matias e o seu colega, o também deputado estadual, Felipe Leitão estavam indo de jet ski para uma ilha na região. Ao notar que Genival não estava ao seu lado, Felipe teria olhado para trás em busca do colega e o viu caindo do equipamento enquanto passava mal. Acredita-se que o deputado tenha sofrido um infarto.
Felipe rapidamente teria tentado socorrer Genival e junto com um grupo de amigos que estavam em uma lancha ficaram em torno de uma hora tentando, sem sucesso, reanimar o parlamentar. Ao contrário do que havia se especulado, o deputado não sofreu nenhum tipo de acidente e portanto não houve nenhuma vítima além de Genival que sofreu o mal súbito.
Após a divulgação do falecimento do deputado a Assembleia Legislativa da Paraíba emitiu uma nota de pesar:
É com profundo pesar que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vem a público comunicar o falecimento do deputado estadual Genival Matias, vice-presidente da Casa Epitácio Pessoa. De acordo com as primeiras informações, o deputado estava em um passeio de jet ski em Pernambuco e sofreu um mal súbito vindo a óbito.
Ainda segundo informações preliminares não se tratou de um acidente como já se especula e também não há outras vítimas.
O presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, disse está extremamente consternado com falecimento prematuro de Genival, um irmão que a vida pública lhe deu. Galdino também prestou solidariedade aos familiares e amigos.