• Sobre
  • Contato
01/07/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Discurso, ataque a Moro, manifestações contra e a favor e eleições; saiba tudo o que importa sobre a soltura de Lula

8 de novembro de 2019
em Brasil
Tempo de leitura: 5 mins de leitura
A A

Tudo o que Lula precisava era de um palanque para ele fazer o que sabe de melhor: falar com os brasileiros. E para isso não precisou ir muito longe. Foi na frente da própria Polícia Federal, onde estava preso há cerca de um ano e meio. Em frente a jornalistas e militantes, o ex-presidente fez um discurso duro, endereçado a entidades e pessoas que, segundo ele, trabalharam para o por na cadeia “sem provas”.

“O amor vai vencer. Mas não o ódio vai vencer neste país”, disse, diante de aplausos dos militantes presentes. “As portas do Brasil estarão abertas para eu percorrer este país”, disse o petista, que criticou a situação do desemprego do país e se referiu a Bolsonaro como “mentiroso” em redes sociais.

O alvo principal, no entanto, como era de se esperar, foi o ministro Sergio Moro, juiz que o condenou em primeira instância quando na época ainda não ocupava ministério. Também citou o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato.

O petista falou em “safadeza” e “canalhice” do que chamou de “lado podre” de Ministério Público Federal, Polícia Federal, Justiça e Receita Federal. Setores que, segundo ele, trabalharam para criminalizar a esquerda, o PT e o próprio Lula. Veja parte do discurso do ex-presidente:

Lula bate em Moro, PF, Ministério Público e até na Redd Globo pic.twitter.com/xmDwBN72An

— GugaNoblat (@GugaNoblat) November 8, 2019

Mas nem somente críticas foi o discurso do petista. Lula também fez piada: “consegui a proeza de ir preso e ainda arrumar uma namorada”, disse o petista, que ainda fez questão de dar um beijaço na namorada.

https://twitter.com/strckholm/status/1192920442098651137

Após o discurso, ele visitou os espaços da vigília montada em homenagem a ele.

Eleições 2020

Mesmo solto, Lula não pode se candidatar. O petista está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que veta a candidatura de quem tem condenação em segunda instância. Segundo a lei, Lula só poderá ser candidato oito anos depois de ter cumprido sua pena. Não considerando outras eventuais condenações, isso aconteceria a partir de 2035, quando terá 89 anos. Agora, porém, a execução da pena foi interrompida, e não há novo prazo definido.

Manifestações

O senador americano, Bernie Sanders, se manifestou sobre a soltura do ex-presidente. ” “Como presidente, Lula fez mais do que qualquer um para diminuir a pobreza e representar os trabalhadores. Estou feliz que ele saiu da cadeia, algo que nunca deveria ter acontecido para começar”, escreveu o senador americano Bernie Sanders no Twitter.

As President, Lula has done more than anyone to lower poverty in Brazil and to stand up for workers. I am delighted that he has been released from jail, something that never should have happened in the first place. https://t.co/UNZZqjjMVF

— Bernie Sanders (@BernieSanders) November 8, 2019

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, comemorou em um post no Twitter a libertação do ex-presidente Lula. “É bom saber que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio “Lula” da Silva acaba de ser libertado. Eu o espero o mais rápido possível em Paris, onde ele é cidadão honorário”, diz a postagem.

Heureuse de savoir que l’ancien président du Brésil Luiz Inacio « Lula » da Silva vient d’être libéré. Je l’attends au plus vite à Paris dont il est Citoyen d’Honneur. @LulaOficial #Brésil #LulaLivre

— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) November 8, 2019

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, e sua vice, Cristina Kirchner celebraram a soltura do ex-presidente Lula (PT). “Comove a força de Lula para enfrentar essa perseguição”, escreveu Fernández. “Sua fortaleza demonstra não só o compromisso, mas também a imensidão desse homem.”

“Acaba hoje uma das maiores aberrações da lei na América Latina”, afirmou a ex-presidente e agora vice eleita da Argentina.

Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que “decisão judicial se respeita”, mas alertou para o avanço do clima de intolerância no país: ” polos extremos preferem se hostilizar ao invés de dialogar”.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro não compareceu a entrevista programada e evitou os veículos de imprensa nesta sexta-feira (8), em Goiânia, após a expedição da ordem de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

O presidente viajou a Goiânia para cerimônia de entrega de 214 ônibus escolares do Caminho da Escola. O programa federal foi lançado em 2007, quando o petista estava à frente do Palácio do Planalto.

Durante a cerimônia, minutos depois da decisão do juiz federal Danilo Pereira Junior ter sido expedida, um assessor do Palácio do Planalto se dirigiu ao presidente, na tribuna de honra, e mostrou a tela de seu celular a Bolsonaro. O presidente ouviu em silêncio e, após alguns minutos, cochichou ao ouvido do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que estava sentado ao seu lado.

Próximo a discursar, o presidente não tocou no assunto e, na sequência, deixou o local da solenidade, sem comparecer a entrevista de imprensa programada anteriormente. A saída de Bolsonaro surpreendeu até mesmo a sua equipe de comunicação.

Da redação com informações da Folha de São e do O Globo

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Em discurso, Lula ataca PF, Moro, Lava Jato e Judiciário e chama Bolsonaro de mentiroso

Próxima Matéria

360 Graus bomba, amplia rede multiplataformas e chega ao Brejo pela Rádio Rural de Guarabira

Matérias Relacionadas

Imposto de renda: saiba como a mudança na tabela pode afetar os MEIS
Economia

Mais de 72 mil paraibanos recebem hoje restituição do Imposto de Renda

30 de junho de 2025
Cantor Leonardo tem crise de riso com boca de repórter e vídeo viraliza
Cultura

Cantor Leonardo tem crise de riso com boca de repórter e vídeo viraliza

27 de junho de 2025
Em mensagem ao Congresso, Lula faz balanço positivo da gestão e destaca cooperação com o Legislativo
Política

Câmara e Senado derrubam decreto do IOF, e aprovação representa derrota do governo

26 de junho de 2025
Próxima Matéria
360 Graus bomba, amplia rede multiplataformas e chega ao Brejo pela Rádio Rural de Guarabira

360 Graus bomba, amplia rede multiplataformas e chega ao Brejo pela Rádio Rural de Guarabira

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio