A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (15), mais uma avaliação do Plano Novo Normal que passa a vigorar nos 223 municípios a partir da próxima segunda-feira (17). Na 25ª avaliação, houve um importante crescimento de municípios em bandeira laranja e o ressurgimento de municípios em bandeira vermelha. Nenhum município foi classificado na bandeira verde.
A análise marca uma importante transição de bandeiras, em especial pela nova tendência de crescimento da média móvel da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar das UTIs adulto e enfermarias covid. Destacam-se no aumento de casos a 2° e 3° macrorregiões do estado (complexo agreste-borborema e sertão e alto sertão paraibano).
Na nota técnica disponível no site do Plano Novo Normal PB, a SES atribui o avanço da pandemia ao abandono das medidas individuais protetivas como o uso de máscara e distanciamento social, que resultam em uma maior circulação do vírus e, consequentemente, a demanda por internações hospitalares.
Para o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, “os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”.
Redação com SES PB.