O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Campina Grande completou 19 anos da sua implantação nesta semana. Para comemorar a data, a Prefeitura de Campina Grande realizou, na tarde da terça-feira, 22, a entrega de 152 kits de fardamentos com coturnos para os funcionários, além de quatro novas motolâncias e um veículo de intervenção rápida.
Foram 112 macacões e coturnos do SAMU para enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e médicos e outros 40 macacões e botas para os funcionários da Central de Transferência, implantada pela Secretaria Municipal de Saúde em 2022, serviço que funciona na sede do SAMU Regional de Campina Grande.
As quatro motolâncias entregues foram veículos preparados especificamente para o serviço, inclusive com giroflex e as especificações necessárias para uso em ocorrências de urgência e emergência. Também foi entregue um veículo Jeep Commander, utilizado como veículo de intervenção rápida para acesso imediato a ocorrências graves.
“É mais uma ação do programa Saúde de Verdade para dar mais dignidade e estrutura ao SAMU para levar atendimento de mais qualidade à população”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto, ressaltando que também já foram instalados rádios digitais no serviço, o que melhorou a comunicação entre as equipes nas ocorrências.
“Antes éramos nós que comprávamos. O material que a gente usava estava bem velhinho porque usamos bastante durante a pandemia, tendo que lavar diariamente, inclusive, então estava bem desgastado e estamos felizes hoje por receber os macacões e é a primeira vez que recebemos botas”, disse a enfermeira Edjária Queiroz.
“É a primeira vez nos 9 anos que eu atuo no SAMU em que recebo esse fardamento. Eu estava utilizando tênis para trabalhar. Era muito ruim ter que tirar do salário para comprar o fardamento, que é uma ferramenta de trabalho”, disse o condutor socorrista José Lenivaldo.
O SAMU Campina Grande coordena o serviço em mais de 50 municípios paraibanos. Neste mês, a direção reativou também o Núcleo de Educação Permanente, que capacita os profissionais e que vai retomar o trabalho do Samu na Escola.
A Central de Transferência, que conta com oito ambulâncias é um serviço utilizado para remoção de pacientes de hospital para hospital ou quando eles recebem alta hospitalar para tratamento domiciliar. O serviço realiza mais de 5 mil transferências por mês.