O programa 360 graus recebeu, nesta quarta-feira (27), William Tejo, gerente das Casas da Cidadania na Paraíba. Na mesa-redonda com os jornalistas, ele falou sobre a reabertura das unidades instaladas no Estado após fechamento provocado pela pandemia, os planos de mais Casas para ampliar o atendimento aos paraibanos e da possibilidade de instalação de mais serviços, incluindo a criação de um aplicativo para dar celeridade aos processos.
Tejo assumiu a gerência das Casas da Cidadania em agosto de 2020, quando todas as 25 unidades estavam fechadas em cumprimento aos protocolos sanitários de enfrentamento ao coronavírus. Mesmo com as dificuldades impostas pela crise de saúde, neste ano foram inaugurados quatro novos locais para prestar serviços aos cidadãos nas cidades de Remígio, Catingueira, Monteiro e Ouro Velho. Brevemente, uma unidade será aberta em Pitimbu e a previsão é que outras 10 Casas sejam instaladas em toda a Paraíba.
“Atendendo a determinação do governador João Azevêdo e do secretário Tibério, olhamos o mapa do Estado e fomos localizando as áreas que a Casa não atendia. Por exemplo, vamos abrir em Tacima, aquela região ia todinha para Guarabira. Então, estamos abrindo Tacima que é um município pequeno e engloba o restante das cidades. Estamos nesse preenchimento do mapa para atender o máximo possível o cidadão paraibano”, pontuou o gerente.
O trabalho das Casas da Cidadania foi modernizado e, por meio de uma parceira com o Instituto de Polícia Científica (IPC), a emissão de RGs passou a contar com o sistema de biometria para o processo de coleta de digitais e assinatura em todas as unidades espalhadas pelo Estado. A digitalização facilita, por exemplo, a identificação de um cidadão pelas polícias.
“Hoje em dia, com esse sistema de biometria, o IPC consegue identificar o cidadão que está já nesse sistema em cerca de 15 minutos. Antes, se passava de dois a três dias”, destacou o gerente.
Atualmente funcionando com 70% de sua capacidade total, os serviços ao cidadão estão sendo retomados de forma regrada e estratégica, para evitar aglomerações nos ambientes. Tejo explica que na unidade do bairro de Jaguaribe, por exemplo, são atendidas pessoas com dificuldades de locomoção, idosos e crianças, já as situadas no Tambiá e Manaíra Shopping, além do bairro de Mangabeira, são atendidos àqueles que fizeram agendamento através do Portal da Cidadania.
Os planos para atualização e modernização das Casas da Cidadania incluem ainda a possibilidade de criação de um aplicativo para assegurar mais rapidez e acessibilidade na prestação de serviços. “Já estamos conversando com o Parque Digital para realizar muitos serviços via aplicativo”, adiantou.
A burocracia de alguns serviços, a exemplo da emissão do RG, ainda necessita da ida do cidadão ao atendimento presencial, entretanto, o meio digital já adiantaria boa parte do processo.
Até o fim da gestão de João Azevêdo, a expectativa é que novas unidades sejam abertas, chegando ao número de 50 Casas da Cidadania até o final do ano de 2022. Para o possível segundo mandato do govenador, a previsão é que sejam inauguradas mais unidades. “Temos essa perspectiva de terminar o primeiro ano da gestão de João Azevedo com 50 unidades em toda Paraíba. Na segunda gestão teremos mais!”, completou.
Assista à entrevista completa com William Tejo: