O jornalista Walter Santos publicou em seu portal, o WSCOM, sua opinião sobre o cenário atual da política paraibana, com Romero Rodrigues apoiando Pedro Cunha Lima e se distanciando definitivamente de João Azevêdo. Walter menciona que, o mesmo Romero que provocou o afastamento entre o governador e o senador Veneziano Vital pode ser a ponte para a reaproximação dos dois.
Leia na íntegra:
E eis que Romero motiva argumento e circunstância de reaproximação de Veneziano com João consolidando futuro
Impressiona como na vida política de qualquer sociedade a dinâmica dos fatos constroem cenários então imprevisíveis, tal qual lembrava o mineiro famoso de que basta olhar para o céu e no retorno à vista as nuvens já não estão no mesmo lugar.
Guardadas as proporções e filosofia muito comum em Maria Júlia (minha mãe – in memoriam) ao reproduzir ensinamentos, eis que o mesmo personagem de nome Romero Rodrigues, causador do afastamento do senador Veneziano Vital do governador João Azevêdo, é o mesmo que põe na pauta da atualidade e motiva a possibilidade de reaproximação entre os dois, João e Vené.
Ora, a dados do presente, tomando por base os movimentos dos prováveis candidatos, nem mesmo Veneziano ousou expor fratura exposta e inconciliável daí até mesmo a conjuntura chega a favorecer um entendimento mais amplo entre ele e o governador para quem sabe até haver filiação de João ao MDB.
Calma, não estamos dizendo que isto está selado, nada disso, entretanto a cena de Campina Grande entre Romero e o grupo Cunha Lima termina por criar terreno e ambiência farta de reaproximação e definição de projeto a médio prazo a favorecer os dois líderes políticos, até porque João só pode ter no máximo 4 anos e nesse futuro cabe Veneziano com a indicação agora do vice-governador.
Aliás, até na casa dele já tem esse personagem pronto para entrar em campo, como é o caso da senadora Nilda Gondim.
Em síntese, impressiona a dinâmica política e a sorte dos que trabalham com essência não beligerante, mas de construção positiva na vida real.
VATICANO
Consta na história papal que o Vaticano, em Roma, invariavelmente convive com personagens fundamentais na construção das ações e políticas de bastidores do Papa de plantão para evitar erros e efetivar avanços.
Talvez um dia a Paraíba possa dizer que volta e meia tira ensinamentos de Roma para irradiar caminhos de futuro no Estado.
Mera coincidência?
FESTA CUNHA LIMA
Tanto o deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato a governador, quanto o ex-governador Cássio Cunha Lima manifestaram contentamento diante da decisão de Romero Rodrigues.
Interessante que não imaginavam estar assim construir novos passos aos adversários.
LULA AVALISA
A tese de reaproximação insere na pauta a possibilidade de João ingressar no MDB, levar 69 prefeitos, dezenas de vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais etc.
Em tempo, com os movimentos do MDB no Nordeste tendo a participação de altos caciques construindo pontes, até Lula viria para abonar a ficha de filiação de um aliado já declarado.
ÚLTIMA
“O olho que existe / é o que vê…”