Se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, segundo a pesquisa Vox Populi, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários, independente de seu adversário. Numa primeira suposição, o petista tem 44% das intenções de votos, mais do que o percentual de seus oponentes somados, que juntos tem 33%.
Nessa conjuntura, em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com 21%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 4%; Sergio Moro (Podemos), com 3%; Datena (PSL), com 3%; João Doria (PSDB), com 1%; e Mandetta, com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) não pontuou, ficando com 0%.
Quando o tucano Doria é substituído por seu colega de partido, Eduardo Leite, Lula conquista índice mais alto, atingindo 45% dos votos, ante 34% dos demais nomes somados.
Num cenário sem a presença de Bolsonaro, o ex-presidente segue liderando com folga, recebendo 45% dos votos, contra 23% dos demais, que são Moro (8%), Ciro (6%), Datena (4%), Doria (2%), Mandetta (2%) e Pacheco (1%). 15% dos consultados não sabem ou não souberam responder. Já brancos e nulos somaram 17%.
Considerando um hipotético segundo turno contra o atual presidente da República, Lula sairia vencedor com 52% contra 24%. Já concorrendo com Ciro Gomes, o petista ganha com percentual de 49% contra 15% e, se o adversário for João Doria, a vitória do ex-presidente seria por 53% a 10%.
Em pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mencionados, Lula também aparece em primeiro lugar, sendo lembrado por 28% dos entrevistados. Já Bolsonaro foi citado por 15% dos brasileiros, Ciro por 2% e Moro por 1%.
Perguntados sobre os rumos do Brasil, 78% dos brasileiros estão insatisfeitos com o governo Bolsonaro. Outros 19% afirmam que estão satisfeitos com o país e 3% não souberam ou não quiseram responder. Outros 67% acreditam que o país está indo na direção errada e 67% acreditam que o Brasil está pior do que estava 10 anos atrás.
Questionados sobre a situação econômica e de emprego, 91% se dizem preocupados, com 29% extremamente preocupados; 35%, preocupados; 14% moderadamente preocupados; e 14% um pouco preocupados. Apenas 5% não estão preocupados e 4% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa ainda avaliou o sentimento dos cidadãos brasileiros em relação ao Partido dos Trabalhadores. 12% dos consultados dizem ser petistas, e 29% disseram que gostam do partido, mas não são petistas, somando 41%. Outros 26% dizem que não gostam nem desgostam do PT; 15% dizem que não gostam, mas não chegam a detestar; e 11% disseram que detestam.
Para 41% dos brasileiros, Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve. Em contrapartida, 43% afirma que Bolsonaro é o pior presidente do país. Já 59% dizem que Bolsonaro está sendo um presidente pior que Lula. Para 51% dos entrevistados, o desempenho do atual governo é negativo e 69% desaprovam o desempenho de Bolsonaro como presidente. Vale destacar que 70% dos brasileiros acreditam que há corrupção na gestão atual.
A pesquisa Vox Populi foi encomendada pelo Partido dos Trabalhadores com a intenção de saber o que pensam e sentem os brasileiros neste momento. Foram entrevistadas 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre 30 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Confira aqui a íntegra o levantamento.