O Centro Histórico da Capital vai receber nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). A iniciativa é uma das inúmeras ações realizadas para o desenvolvimento da região que vão ser apresentadas na Feira de Negócios Viva o Centro, que acontece quinta (2) e sexta-feira (3), no Teatro do Sesc. O evento é realizado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado da Paraíba, a fim de atrair pessoas e investimentos para o Centro Histórico.
A nova sede vai ser instalada no final da Avenida Cardoso Vieira, bairro do Varadouro, e a licitação das obras para a revitalização do prédio está prevista para o primeiro semestre, com investimentos na ordem de R$ 7,3 milhões.
Estima-se que a instalação da sede do órgão leve um grande contingente de integrantes da Guarda Civil Metropolitana para o Varadouro, resultando em maior circulação de pessoas, novas demandas e ofertas de serviços e de comércio para a região central de João Pessoa.
O projeto de reforma do prédio, que já foi sede do Poder Executivo Municipal e um shopping popular, foi elaborado pela Diretoria de Planejamento e Urbanismo da Secretaria de Planejamento (Seplan), e já tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).
Feira de Negócios
Os empresários interessados em investir no Centro de João Pessoa terão uma grande oportunidade para colocar em prática os seus projetos, durante a Feira de Negócios Viva o Centro. Lá, os empresários terão a oportunidade de conhecer todos os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, e iniciar os processos de adesão aos programas. Haverá estandes, também, enfocando o reforço da segurança e investimentos em infraestrutura na área central, além de oferta de crédito através do Empreender Paraíba, do Governo, e do Programa Eu Posso, da Prefeitura.
A população também encontra orientações sobre como ter acesso aos incentivos fiscais e microcréditos oferecidos, além das ações de revitalização que estão sendo executadas a fim de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade no portal Viva o Centro (joaopessoa.pb.leg.br/vivaocentro).