A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Em Passant II, com o objetivo de investigar a atuação de facções criminosas nas eleições municipais de Cabedelo, na Paraíba, e a prática de aliciamento violento de eleitores.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva e diversas medidas cautelares. Entre os alvos, estão o atual prefeito da cidade, Vitor Hugo (Avante), e o prefeito eleito no pleito de outubro, André Coutinho (Avante).
Segundo a PF, a primeira fase da operação, realizada em 18 de outubro, resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão. As provas obtidas nessa etapa foram determinantes para o avanço da investigação e a deflagração da segunda fase, nesta terça (19).
A investigação apura que uma facção criminosa, por meio do controle territorial, estaria exercendo influência sobre eleitores, em troca da nomeação de pessoas para cargos comissionados e outras formas de influência política. Os crimes sob investigação incluem constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto, lavagem de dinheiro e peculato.