O senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), foi ovacionado após seu discurso durante solenidade de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Paraíba, nesta terça-feira (12). Na ocasião, o Estado recebeu R$ 36,8 bilhões para a realização de obras e serviços.
Na oportunidade, o parlamentar destacou o papel do Congresso Nacional para a viabilização dos recursos, que através da PEC da Transição, permitiu ao governo Lula (PT) aumentar em R$ 145 bilhões o teto de gastos no Orçamento de 2023, sem a perda da responsabilidade fiscal.
“Muitos podem perder de vista o papel fundamental e transcendental que teve o Congresso Nacional para que nós pudéssemos estar com o Brasil funcionando. Foi no Congresso Nacional, com a sensibilidade das duas Casas, em meio a um ambiente difícil, um ambiente onde havia sentimentos de disputas muito vivas, que Senado e Câmara votaram a PEC da Transição. Se não fosse a PEC da Transição, o Brasil estaria, em exageros, completamente paralisado”, ressaltou Veneziano.
Na Paraíba, onze obras estruturantes pleiteadas pelo governador João Azevêdo (PSB) serão incluídas no novo PAC, são elas:
- a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão;
- o sistema adutor do Brejo, que irá atender aos municípios de Esperança, Remígio, Arara, Casserengue, Solânea e Bananeiras;
- a segunda etapa do sistema adutor TransParaíba – Ramal Curimataú;
- a barragem Cupissura para abastecer a Região Metropolitana de João Pessoa;
- a 3ª adutora de água bruta e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Campina Grande;
- a conclusão do canal Acauã-Araçagi;
- o projeto do terceiro eixo da Transposição do São Francisco, o Ramal Piancó;
- a continuidade das obras de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e Oitizeiro, cuja ordem de serviço foi assinada na última semana pelo ministro dos Transportes, Renan Filho;
- a duplicação da BR-230 de Campina Grande à Farinha;
- o projeto para duplicação da BR-230, da Farinha a Cajazeiras;
- a construção do Arco Metropolitano de João Pessoa.
Imagens: Canal Gov