Uma reportagem exibida na noite de ontem (26), pela TV Record, no programa Domingo Espetacular e repercutida via a Record Internacional, trouxe um balanço positivo do programa ‘Smart Sampa’ criado pelo prefeito Ricardo Nunes, em São Paulo, que desde novembro do ano passado, quando o reconhecimento facial começou a funcionar nas câmeras já contabiliza mais de 2.200 prisões de foragidos, inclusive de outros estados, capturados com a ajuda das câmeras inteligentes.
Ver essa foto no Instagram
“Não terá impunidade, com a cidade monitorada, quem cometeu um crime que seja punido e pague pelo que fez. Então temos 40 mil câmeras hoje e vamos trabalhar muito para chegar em 200 mil câmeras até 2028, vale ressaltar que se com 40 mil câmeras já temos um resultado desses, imagine com 200 mil? Com o uso de inteligência artificial, câmeras de reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, estamos um passo à frente no combate ao crime”, disse Nunes em trecho da reportagem. Veja detalhes da matéria: https://record.r7.com/domingo-espetacular/video/sistema-de-cameras-smart-sampa-auxilia-na-captura-de-criminosos-e-desaparecidos-em-sp-26102025/
Ao todo, as imagens ajudaram a desvendar mais de 800 casos investigados pela Polícia Civil, entre novembro do ano passado e setembro deste ano. Além disso, o sistema auxiliou na localização de mais de 100 pessoas desaparecidas. Em questão de segundos, as câmeras fazem o reconhecimento facial, cruzando as informações com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública. Em 11 meses, o sistema também contribuiu para 3.265 prisões em flagrante em toda a cidade.
Redação




