A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, recebeu, nesta terça-feira (4), a visita do gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob/JP), Expedito Filho.
Durante a visita, o Superintendente da Semob e a Vice-Reitora trataram sobre as parcerias e as atribuições de cada um dos órgãos no reordenamento do trânsito no entorno do Campus I. Participaram também do encontro o Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Marcelo Tissiani, o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Pablo Moreira, e o gestor substituto da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB, Alysson Luiz da Costa.
Para Expedito, é necessário discutir a reorganização do trânsito na região, especialmente após a entrega das futuras ligações das Três Ruas, nos Bancários, com a Rua Tabelião Estanislau Eloy e do bairro Altiplano com a mesma via, nas adjacências do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
“É muito importante essa parceria da Semob com a Universidade Federal da Paraíba. Em breve, receberemos os novos acessos das Três Ruas e do Altiplano e, com isso, esperamos que o fluxo aumente nesta região. Então nós estamos aqui debatendo ideias e projetos, a fim de proporcionar um trânsito mais tranquilo para os moradores da localidade, assim como para estudantes, servidores e também para pessoas que vêm à Universidade em busca de vários serviços”, disse o gestor da Semob/JP.
De acordo com o Superintendente do Hospital Universitário, Marcelo Tissiani, por causa da expectativa do aumento do fluxo de pessoas e veículos na região, o HULW e a UFPB dialogam sobre a abertura de um novo acesso ao equipamento.
“Temos uma preocupação e a necessidade de ter mais um acesso para entrada e saída do Hospital, e essa reunião foi pautada para isso. Já temos o projeto e a nova via deverá ser construída a cinquenta metros da atual entrada”, afirmou o superintendente do HULW.
A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, fez uma avaliação positiva do encontro. “Foram discutidos vários assuntos de interesse direto da UFPB, incluindo a estruturação das vias internas do Campus I”, declarou.
Observatório de Mobilidade
Na ocasião, o Superintendente da Semob/JP também participou de uma reunião promovida pelos professores Alexsandro Santos e Marçal Florentino, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Sandro Marden, do Centro de Tecnologia (CT) e Lucídio Cabral, do Centro de Informática (CI).
Os docentes pretendem formalizar, até o final deste ano, a criação do Observatório de Mobilidade da UFPB, um laboratório para auxiliar pesquisadores a desenvolver estudos e produtos tecnológicos da área, os quais seriam oferecidos a órgãos do setor público que lidam com mobilidade urbana, como a Semob/JP, e também à iniciativa privada.
“Já desenvolvemos alguns projetos anteriores voltados ao monitoramento de trânsito, especialmente de carros e pedestres, mas queremos trabalhar a mobilidade urbana de forma mais ampla. Para isso precisamos de parceiros, tanto governamentais como na rede privada, a fim de criar o corpo de pesquisadores e formalizar esse ambiente”, explica o docente.
ASCOM/ UFPB.
Foto: Vinicius Vieira.