• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Vice-Presidente do Senado lembra discurso de Ulysses Guimarães ao promulgar Constituição: “Traidor da Constituição é traidor da Pátria”

31 de março de 2021
em Brasil, Destaque2, Notícias
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Veneziano destaca esforço do Senado na luta contra a Covid-19 e lamenta forma como o governo enfrenta a pandemia

O Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), registrou nesta quarta-feira (31), em suas redes sociais, o aniversário do Golpe de 1964. Ele postou trecho do discurso do ex-deputado federal Ulysses Guimarães, ao promulgar a Constituição de 1988, fazendo referência ao período mais duro vivido pelo país.

“Nesta data, em que alguns celebram a tortura, nós, efetivos democratas, só temos a lembrar e reforçar, em reflexões e atitudes, as palavras do deputado Ulysses Guimarães. Viva a Democracia!”, afirmou o Senador paraibano. “Hoje completamos 57 anos do golpe de 1964, dia de rever o discurso de Ulysses ao promulgar a Constituição. “Traidor da Constituição é traidor da pátria. Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. #DitaduraNuncaMais #DitaduraNaoSeComemora”

Ele disse que a data também é uma oportunidade para reforçar a vigilância em torno da manutenção dos parâmetros democráticos em nosso País, para que qualquer movimento em contrário seja efetiva e rapidamente repelido.

“Em meio a tantos sobressaltos, que nos permitem estar atentos e vigilantes, diante das últimas insinuações ignóbeis e inaceitáveis de alguns que teimam em defender o retorno da ditadura, do regime de exceção e, com ele, a censura, o gesto antidemocrático, a perseguição, o fechamento do parlamento e outras atitudes antidemocráticas, nós defendemos a democracia”, declarou o Vice-Presidente do Senado.

Veneziano foi mais além e disse que, ao defender a democracia no Brasil, é papel essencial do cidadão demonstrar essa preocupação e essa defesa em seus atos. “Ao defendermos a democracia, temos que registrar, em todos os nossos dias, em atos, mas principalmente, em práticas efetivas, a defesa às instituições, a defesa da liberdade, não apenas à fala, mas a liberdade plena”, ressaltou o Senador.

O Golpe de 1964

O Golpe de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1.º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango, e estabeleceu um regime autoritário, politicamente alinhado aos Estados Unidos. O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1964.

Veneziano também lembrou que, quando criança, sentiu os efeitos do golpe (Veneziano nasceu em 1970, seis anos após o ocorrido), o suficiente para constatar os seus prejuízos ao País. Seu pai, o ex-deputado federal Vital do Rêgo, foi vítima do Golpe de 64, ao ter o seu mandato cassado pela ditadura, a exemplo de outros parlamentares. “Uma realidade que jamais queremos que volte ao nosso País”, afirmou.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Alta constate na ocupação dos leitos de UTI faz Fiocruz voltar a recomendar lockdown de 14 dias no Brasil

Próxima Matéria

EDITORIAL: 31 de março, uma data para não esquecer

Matérias Relacionadas

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital
Saúde

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital

17 de junho de 2025
Deputado defende a união de Bruno, Romero e Veneziano em Campina Grande
Política

Sargento Neto pede definição de Queiroz e diz que PL tem nomes para chapa competitiva

17 de junho de 2025
Cícero e comitiva reagem à nota do Itamaraty: “Surpresa e repúdio”
Política

Cícero e comitiva reagem à nota do Itamaraty: “Surpresa e repúdio”

17 de junho de 2025
Próxima Matéria
O medo da flexibilização

EDITORIAL: 31 de março, uma data para não esquecer

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio