Na sessão desta quinta-feira (24), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Milanez Neto (MDB) comemorou o lançamento do projeto ‘O Livro Falado’, que tem como objetivo promover a inclusão e incentivo à leitura para jovens de escolas públicas da capital. Ele explicou que a iniciativa, realizada pela Academia Paraibana de Letras (APL), foi viabilizada pela destinação de recursos de Emenda Cidadã de sua autoria.
‘O Livro Falado’ é composto por uma série de dez vídeos gravados por acadêmicos sobre obras, em sua maioria, de autores paraibanos, para a apresentação em sala de aula em escolas estaduais e municipais. Os episódios têm duração de 13 minutos, de acordo com Estatuto da Pessoa com Deficiência, com audiodescrição, descrição do cenário, narrador e edição do episódio. “Pudemos, através de emenda no valor de R$ 60mil, fazer cultura inclusiva”, afirmou Milanez Neto, parabenizando ao presidente da APL, Ramalho Leite, o ex-presidente Damião Ramos, a professora Janaína Camilo e todos os acadêmicos envolvidos no projeto.
“Os dez livros escolhidos, com resumos narrados pelos acadêmicos, servirão para que o cidadão tenha o desejo de fazer a leitura dos livros. No dia do lançamento, foi veiculado o episódio do livro ‘Eita gota! Uma viagem paraibana’, de autoria de Efigênio Moura. E quando o acadêmico começou a descrever o livro, fui o primeiro a ter vontade de lê-lo”, confessou Milanez Neto, acrescentando que, além das escolas, é importante que o material seja disponibilizado para tevês institucionais, como TV Câmara, TV Assembleia, TV Câmara dos Deputados e TV Senado.
O parlamentar afirmou que, enquanto terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa tem um poder cultural muito forte e que é preciso incentivar projetos como esse. Ele acrescentou que vai continuar destinando recursos de emendas cidadãs à APL para que a literatura e a história de paraibanos cheguem cada vez mais ao alunado.
Em aparte, o vereador Marcos Henriques (PT) ressaltou a importância do tema e das emendas cidadãs. “Que bom que Vossa Excelência traz um tema tão importante de nossa cultura. Nós, com um orçamento tão pequeno, conseguimos fazer tanta coisa, como Vossa Excelência trouxe à APL esse bálsamo. A cultura precisa de mais investimentos”, destacou Marcos Henriques, que foi acompanhado pelo vereador Odon Bezerra (PSB) parabenizando Milanez Neto.