O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), elogiou a iniciativa do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) de realizar uma visita técnica nesta segunda-feira (17), em Campina Grande, para conhecer de perto as obras que serão executadas através do financiamento recentemente aprovado para a cidade.
A visita foi feita pelo coordenador de carteira do fundo no Brasil, Oscar Carvallo, que conheceu, ao lado do prefeito Bruno Cunha Lima e de auxiliares da gestão, os projetos conquistados para a cidade. A aprovação do financiamento de US$ 52 milhões em favor da Prefeitura de Campina Grande junto ao Fonplata teve um papel decisivo de Veneziano, no Senado e junto ao Governo Federal.
“Ficamos felizes com a visita técnica de integrantes do Fonplata ontem a Campina Grande, para conhecer os locais onde estarão sendo desenvolvidas as ações das obras, no valor de US$ 52 milhões. Como campinense e colaborador neste processo, no Senado Federal e junto ao Governo Federal, nós nos sentimos contentes com mais esse passo que se confirma”, disse Veneziano, que não pôde estar presente na visita por estar cumprindo agenda parlamentar em Brasília.
A comitiva integrada por Oscar Carvalho e pelo prefeito Bruno também foi composta por equipes das Secretarias Municipais de Planejamento, Obras e Finanças, e visitou a Estação Nova, o Canal de Bodocongó e a orla do Açude de Bodocongó, áreas que serão beneficiadas com obras executadas a partir dos recursos conseguidos junto à instituição.
Roteiro da Conquista – Veneziano passou vários dias articulando junto aos líderes partidários e, com apoio de praticamente 50 Senadores e Senadoras, conseguiu regime de urgência no requerimento para a votação da autorização. Na sessão que confirmou o financiamento, realizada no último dia 30 de abril, o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) atendeu a solicitação de Veneziano, mas propôs a votação da operação na sessão seguinte, marcada para 02 de maio.
Porém, Veneziano insistiu na necessidade de votação ainda naquele dia, no que foi prontamente atendido. Pacheco então citou outro obstáculo: a necessidade de elaboração de um relatório. Porém, Veneziano disse que já estava com ele em mãos. Com a autorização do presidente para a leitura e apresentação do relatório, favorável à autorização do financiamento, o texto foi colocado em votação e prontamente aprovado.
Canal de Bodocongó – A primeira obra a ser licitada e que contará com recursos do financiamento junto ao Fonplata, será o Canal de Bodocongó, que passará por uma revitalização, abrangendo o trecho que vai da rua Iara Amaral até a avenida Francisco Lopes de Almeida, na ponte do Cruzeiro. O projeto significará uma substancial melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população que habita a região.