O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou, na última sexta-feira (27), uma lista com os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, chamados como “cabeças”. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o deputado Hugo Motta (Republicanos) são alguns dos paraibanos que integram o ranking de 2021.
São elegidos deputados e senadores que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade e eficiência na leitura da realidade.
O DIAP também considera para compor a lista o parlamentar que possui facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas e a tomada de decisão.
Dos 100 parlamentares escolhidos como “cabeças”, 66 são deputados federais e 34 são senadores. Alguns paraibanos aparecem na lista, são eles os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Daniella Ribeiro (PP), além dos deputados Hugo Motta (Republicanos), Efraim Filho (DEM), Wellington Roberto (PL) e Aguinaldo Ribeiro (PP).
Já o deputado federal paraibano Gervásio Maia (PSB) foi eleito pelo DIAP como parlamentar em ascensão, que são aqueles de trajetória crescente no Congresso e que, futuramente, poderão figurar na elite parlamentar.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021.